No início dos anos 2000, a recém-criada empresa Google adotou um lema informal: “don’t be evil”. Não seja mau, em português. Em 2004, a empresa colocou a frase em documentos relativos à oferta pública de ações na bolsa. O lema “don’t be evil” também passou a abrir o código de conduta da empresa.
E lá ficou até 2018, quando foi remodelado e rebaixado para o pé da página, num movimento que resume a trajetória da empresa. De uma startup de garagem criada por dois estudantes idealistas a um polvo digital que não mede esforços para se tornar maior, mais poderoso e mais influente.
O último exemplo dessa faceta nada boazinha do Google, ficou evidente quando a empresa se colocou abertamente contra o projeto de lei 2630, popularmente conhecido como PL das Fake News.
Neste episódio, mergulhamos na história do Google para tentar entender como essa empresa trilionária mudou a internet, a publicidade, o capitalismo e a sua vida.
Entrevistados do episódio
Jornalista, empresário e pesquisador especialista em dados, fundador da Novelo Data.
Sociólogo, especialista em inteligência artificial, professor da Universidade Federal do ABC.
Ficha técnica do episódio
Narração adicional: Priscila Pastre.
Apoio de edição: Matheus Marcolino.
Mixagem de som: Vitor Coroa.
Trilha sonora tema: Paulo Gama.
Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.
Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini.
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Escafandro
Em cada episódio, uma investigação jornalística
A cada episódio este podcast aborda um novo tema, sempre de forma envolvente, num mosaico de entrevistas, gravações em campo e áudios de arquivo. Apresentado por Tomás Chiaverini.
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
Tomás Chiaverini
Tomás Chiaverini é escritor e jornalista, autor dos romances “Correio do Fim do Mundo” e “Avesso”. Publicou também os livros-reportagem “Cama de Cimento” e “Festa Infinita”. Formado em 2004, escreveu para Folha de S.Paulo, revista Piauí, The Intercept, Agência Pública entre outros. Foi produtor, editor de texto e editor-chefe do programa Roda Viva, da TV Cultura. Desde o início de 2019, dedica-se exclusivamente à produção, edição e apresentação do podcast Rádio Escafandro. Nasceu em 1981, em São Paulo, onde vive hoje.
transforme
sua marca
em conversa
com o B9
Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:
