Escafandro - Era uma vez um Google bonzinho • B9
Escafandro

Era uma vez um Google bonzinho

Escafandro ##90

Ouvir Era uma vez um Google bonzinho no Spotify
Ouvir Era uma vez um Google bonzinho no Google Podcasts
Ouvir Era uma vez um Google bonzinho no Apple Podcasts
Ouvir Era uma vez um Google bonzinho no Pocket Casts
Ouvir Era uma vez um Google bonzinho no Pocket Casts
Ouvir Era uma vez um Google bonzinho no Pocket Casts
Capa - Era uma vez um Google bonzinho

No início dos anos 2000, a recém-criada empresa Google adotou um lema informal: “don’t be evil”. Não seja mau, em português. Em 2004, a empresa colocou a frase em documentos relativos à oferta pública de ações na bolsa. O lema “don’t be evil” também passou a abrir o código de conduta da empresa.

E lá ficou até 2018, quando foi remodelado e rebaixado para o pé da página, num movimento que resume a trajetória da empresa. De uma startup de garagem criada por dois estudantes idealistas a um polvo digital que não mede esforços para se tornar maior, mais poderoso e mais influente.

O último exemplo dessa faceta nada boazinha do Google, ficou evidente quando a empresa se colocou abertamente contra o projeto de lei 2630, popularmente conhecido como PL das Fake News.

Neste episódio, mergulhamos na história do Google para tentar entender como essa empresa trilionária mudou a internet, a publicidade, o capitalismo e a sua vida.

Entrevistados do episódio

⁠Guilherme Felitti⁠

Jornalista, empresário e pesquisador especialista em dados, fundador da Novelo Data.

⁠Sergio Amadeu da Silveira⁠

Sociólogo, especialista em inteligência artificial, professor da Universidade Federal do ABC.

Ficha técnica do episódio

Narração adicional: Priscila Pastre.

Apoio de edição: Matheus Marcolino.

Mixagem de som: Vitor Coroa.

Trilha sonora tema: Paulo Gama.

Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini.