Mil dias de Marielle presente

Escafandro #40

Ouvir Mil dias de Marielle presente no Spotify
Ouvir Mil dias de Marielle presente no Google Podcasts
Ouvir Mil dias de Marielle presente no Apple Podcasts
Ouvir Mil dias de Marielle presente no Pocket Casts
Capa - Mil dias de Marielle presente

Mil dias depois do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mergulhamos neste crime que chocou o país e mostrou as entranhas do poder paralelo no Rio de Janeiro.

Como foi o assassinato, como as investigações começaram, que pistas levaram aos executores e quem são eles, o que se sabe sobre os possíveis mandantes e como tudo isso se relaciona com o crime organizado carioca.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

Saiba mais sobre a Rádio Escafandro: www.radioescafandro.com.

*****

– Entrevistados do episódio

Vera Araújo

Repórter investigativa em O Globo, além de advogada. Trabalhou no Jornal do Brasil e no jornal O Dia. Em 2005, revelou a existência de grupos paramilitares na região de Jacarepaguá (RJ) que extorquiam dinheiro de moradores. Foi dela a ideia de batizá-los como milícias. Pela reportagem, ganhou o Prêmio Especial Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2009). Co-autora do livro “Mataram Marielle: Como o Assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes Escancarou o Submundo do Crime Carioca”.

Chico Otávio

Repórter e professor de Jornalismo na PUC-Rio, trabalhou em a Última Hora,  e no grupo Estado. Em 1997, transferiu-se para o jornal O Globo, onde cobre Política. Ganhou sete vezes o Prêmio Esso. É autor de diversos livros-reportagem, e co-autor do livro: “Mataram Marielle: Como o Assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes Escancarou o Submundo do Crime Carioca (Intrínseca, 2020)”.

Bruno Paes Manso

Formado em economia e jornalismo, trabalhou em algumas das principais redações do país, entre elas Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, e Veja. É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003). É co-autor de “A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil” (Todavia, 2018), e autor de “A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro” (Todavia, 2020).

– Ficha técnica:

Produção, apresentação e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Este episódio contou com músicas de: Beto Villares, Blue Dots, Kay Engel e Lobo Loko.