Profundezas da rede - Capítulo 2: As Peças

Escafandro #32

Ouvir Profundezas da rede - Capítulo 2: As Peças no Spotify
Ouvir Profundezas da rede - Capítulo 2: As Peças no Google Podcasts
Ouvir Profundezas da rede - Capítulo 2: As Peças no Apple Podcasts
Ouvir Profundezas da rede - Capítulo 2: As Peças no Pocket Casts
Capa - Profundezas da rede - Capítulo 2: As Peças

As redes sociais costumam recompensar discursos mais inflamados, mais polêmicos, que tirem os usuários do marasmo e provoquem interações. Esse tipo de discurso casa perfeitamente com uma paixão antiga da humanidade: as teorias conspiratórias.

Neste segundo episódio da série “Profundezas da Rede”, mergulhamos fundo nessas supostas tramas elaboradas para dominar o mundo. Falamos de como elas têm se multiplicado por aqui e nos EUA. E de como e por que a extrema direita tem abraçado esse tipo de discurso.

Falamos do pizzagate, do Qanon, de Lady Gaga, de Trump e de Bolsonaro, e falamos dele, do maior teórico conspiracionista do Brasil – o escritor, astrólogo e auto-intitulado filósofo, Olavo de Carvalho.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

Saiba mais sobre a Rádio Escafandro!

*****

– Entrevistados do episódio:

Denis Russo Burgierman

Escritor, jornalista, parte do time do programa Greg News, da HBO; colunista de revista Época. Foi diretor da revista Superinteressante e é autor de diversos livros-reportagens, entre eles “O Fim da Guerra – A maconha e a criação de um novo sistema para lidar com as drogas.”

Camila Rocha

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com bacharelado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Ganhadora do prêmio de melhor tese de doutorado da Associação Brasileira de Ciência Política (2017-2019), pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

– Mergulhe mais fundo

Tese de doutorado da cientista política Camila Rocha: Menos Marx, mais Mises – Uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018).

– Ficha técnica:

Concepção, produção, apresentação, roteirização, edição e sonorização: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Este episódio contou com músicas de: Blue Dot Sessions, Lobo Loco, Smokey Hormel, Unheard Music Concepts.