Combate à Violência Contra a Mulher

Gente #13

Ouvir Combate à Violência Contra a Mulher no Spotify
Ouvir Combate à Violência Contra a Mulher no Google Podcasts
Ouvir Combate à Violência Contra a Mulher no Apple Podcasts
Ouvir Combate à Violência Contra a Mulher no Pocket Casts
Capa - Combate à Violência Contra a Mulher

Na pandemia, os números de violência contra a mulher aumentaram, escancarando um problema estrutural da sociedade que sempre existiu. Como ser parte da solução?

Na pandemia, os números de violência contra a mulher aumentaram, escancarando um problema estrutural da sociedade que sempre existiu. Em comparação com os dados do ano passado, o número de feminicídios aumentou 22,2% em 12 estados brasileiros entre março e abril de 2020. Muitos são os tipos de violência contra as mulheres – física, moral, patrimonial, sexual e também psicológica. E quando o assunto é o feminicídio um outro dado deve estar em pauta: o racismo. Dos 889 homicídios com a raça informada, 73% foram contra mulheres negras.

No combate à violência contra as mulheres, há algumas ferramentas que precisam ser usadas. Estar atento aos sinais e denunciar, dever de todos nós, podem salvar vidas. Outro caminho necessário para buscar soluções e romper os círculos de violência é a ajuda emocional e financeira para as mulheres. E é fundamental o papel do homem como aliado nessa luta, revendo padrões de comportamento e refletindo sobre suas ações.

O novo episódio do Gente Conversa, apresentado por Ju Wallauer, conta com a participação de Ana Fontes, Presidente da Rede Mulher Empreendedora, Aline Nascimento, historiadora do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e Túlio Custódio, sociólogo e curador de conhecimento na Inesplorato.

A sociedade e cada um de nós deve se perguntar diariamente como ser parte da solução. E a gente te convida para essa reflexão.

Também disponível no seu player preferido

Spotify | Deezer | Pocket Casts