Gente Conversa - As desigualdades da crise climática • B9
Logo - Gente

Conversa - As desigualdades da crise climática

Gente #39

Ouvir Conversa - As desigualdades da crise climática no Spotify
Ouvir Conversa - As desigualdades da crise climática no Google Podcasts
Ouvir Conversa - As desigualdades da crise climática no Apple Podcasts
Ouvir Conversa - As desigualdades da crise climática no Pocket Casts
Ouvir Conversa - As desigualdades da crise climática no Pocket Casts
Capa - Conversa - As desigualdades da crise climática

O Brasil está preocupado com o futuro do planeta|

Mais de 70% dos brasileiros declaram que as mudanças climáticas e aquecimento global são um problema sério. Questões globais como a pobreza e a perda de espécies de animais e plantas têm mais importância aqui do que em outros países. Mesmo assim, as desigualdades da crise climática ainda não estão claras para todos nós.

Essas preocupações estão ligadas ao conceito de “justiça climática”. Mas o termo ainda é pouco conhecido. Segundo um levantamento da Globo, quase 65% dos entrevistados nunca ouviram falar do conceito.

Então, o que é “justiça climática”?

As mudanças climáticas são uma realidade para todos no planeta Terra, mas suas consequências impactam as populações de formas desiguais. Povos indígenas, comunidades de baixa renda, mulheres e países em desenvolvimento são mais afetados pelos efeitos devastadores do aumento das temperaturas, eventos climáticos extremos e escassez de recursos naturais.

Não por acaso, falar de “justiça climática” também é falar de racismo ambiental, de pobreza energética, de refugiados climáticos, de insegurança alimentar… 

Por isso, reconhecer e abordar as conexões entre a crise climática, a pobreza, o racismo, o sexismo e outras formas de opressão é fundamental para combatermos esse problema de forma justa. De um jeito que resolva, ou minimize os impactos, para todas as comunidades.

Ju Wallauer conversa com um time de especialistas para tratar desse desafio: Iara Poppe, especialista de pesquisa no Sintonia com a Sociedade, na Globo, Flavia Bellaguarda, advogada e mestre em justiça climática, cofundadora da rede de juristas LACLIMA e do Youth Climate Leaders e Marcelo Rocha, fundador e diretor executivo do Instituto Ayíka a ativista em negritude, educação e mudanças climáticas.





Coordenação Geral: Carlos Merigo

Apresentação: Ju Wallauer

Direção Criativa: Alexandre Potascheff

Roteiro: Renan Dissenha Fagundes

Edição: Gabriel Pimentel

Transcrição: Camila Souza

Texto: B9

Imagem: jeffbergen – Getty Images