
como a educação pode ser comunicada de forma impactante?
Muitas conversas honestas e bem intencionadas sobre os problemas do Brasil terminam com a mesma conclusão: “a solução é educação”. Sim, todos concordamos que investir em educação é primordial para o bom funcionamento de uma sociedade. Mas, apesar de ser um tema tão importante, a “educação” raramente está na pauta do dia para além dessas conversas.
Vivemos em uma era em que somos constantemente bombardeados por super-heróis, celebridades e influenciadores que ocupam grande parte do espaço de comunicação. Onde está a educação nessa equação? Como trazer esse assunto essencial para o centro das nossas conversas?
Está claro que comunicar educação em um ambiente de entretenimento, com conteúdos cada vez mais curtos e superficiais, não é tarefa fácil. Para ganhar a atenção do público, é preciso encontrar maneiras criativas de transmitir conhecimento sem abrir mão da relevância, e nem da diversão.
Por outro lado, as novas tecnologias oferecem ferramentas capazes de reinventar a forma como falamos sobre educação. Do YouTube ao Chat GPT, a tecnologia nos permite explorar formatos interativos e envolventes, capazes de alcançar públicos amplos e diversificados.
Por isso, na conversa de hoje, vamos explorar como a educação pode ser comunicada de forma impactante, qual o papel da tecnologia nesse processo e como podemos fazer do entretenimento uma porta de entrada para o conhecimento.
Julianna Wallauer conversa com Martha Gabriel, futurista, palestrante e autora best-seller especializada em negócios e inovação, com expertise em transformação digital e educação; Viridiana Bertolini, gerente de valor social no Grupo Globo, e uma das responsáveis pela iniciativa “Movimento LED – Luz na Educação” e Iberê Thenório, criador e apresentador do canal de YouTube “Manual do Mundo”, que populariza a ciência de forma acessível e divertida.
Vem com a gente!
Coordenação Geral: Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: B9
Imagem: jeffbergen – Getty Images


Investiga - Consumo musical no Brasil
Gente Investiga #51 mergulha no universo da música para entender o que a torna tão presente na vida dos brasileiros

Conversa - A Força da Periferia
Gente Conversa #52 explora as forças criativas que emergem e transformam o país

Investiga - Produtividade, Pra Que Te Quero?
Gente Investiga #50 discute a necessidade de descanso e desconexão em meio à busca por resultados no trabalho


Investiga - O Brasileiro e o Esporte
Gente Investiga #49 discute quais motivos levam os brasileiros a se exercitar

Conversa - As Mulheres e o Mercado de Trabalho
Gente Conversa #50 discute o acesso ao emprego e a luta por equidade salarial

Investiga - Marcas e o Mercado da Influência
Gente Investiga #48 analisa o que torna os influenciadores tão eficazes

Conversa - Como o Brasileiro Inspira o Audiovisual
Gente Conversa #49 desvenda como as produções audiovisuais retratam nossa diversidade

Conversa - Releitura de Novelas
Gente Conversa #48 relembra narrativas que continuam relevantes depois de décadas

Investiga - Como a IA Vai Mudar seu Entretenimento
Gente Investiga #47 debate como as novas Inteligências Artificiais prometem revolucionar a criação de conteúdo

Investiga - Representatividade LGBTQIAPN+ na Mídia
Gente Conversa #47 analisa a luta por reconhecimento e visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+

Conversa - Ça Va Paris
Gente Conversa #46 reflete sobre a expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Investiga - Rio, uma cidade além do estereótipo
Gente Investiga #46 apresenta um panorama sobre um Rio de Janeiro que pouca gente vê
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br