como a educação pode ser comunicada de forma impactante?
Muitas conversas honestas e bem intencionadas sobre os problemas do Brasil terminam com a mesma conclusão: “a solução é educação”. Sim, todos concordamos que investir em educação é primordial para o bom funcionamento de uma sociedade. Mas, apesar de ser um tema tão importante, a “educação” raramente está na pauta do dia para além dessas conversas.
Vivemos em uma era em que somos constantemente bombardeados por super-heróis, celebridades e influenciadores que ocupam grande parte do espaço de comunicação. Onde está a educação nessa equação? Como trazer esse assunto essencial para o centro das nossas conversas?
Está claro que comunicar educação em um ambiente de entretenimento, com conteúdos cada vez mais curtos e superficiais, não é tarefa fácil. Para ganhar a atenção do público, é preciso encontrar maneiras criativas de transmitir conhecimento sem abrir mão da relevância, e nem da diversão.
Por outro lado, as novas tecnologias oferecem ferramentas capazes de reinventar a forma como falamos sobre educação. Do YouTube ao Chat GPT, a tecnologia nos permite explorar formatos interativos e envolventes, capazes de alcançar públicos amplos e diversificados.
Por isso, na conversa de hoje, vamos explorar como a educação pode ser comunicada de forma impactante, qual o papel da tecnologia nesse processo e como podemos fazer do entretenimento uma porta de entrada para o conhecimento.
Julianna Wallauer conversa com Martha Gabriel, futurista, palestrante e autora best-seller especializada em negócios e inovação, com expertise em transformação digital e educação; Viridiana Bertolini, gerente de valor social no Grupo Globo, e uma das responsáveis pela iniciativa “Movimento LED – Luz na Educação” e Iberê Thenório, criador e apresentador do canal de YouTube “Manual do Mundo”, que populariza a ciência de forma acessível e divertida.
Vem com a gente!
Coordenação Geral: Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: B9
Imagem: jeffbergen – Getty Images