Gente Investiga - O futuro dos festivais de música • B9
Logo - Gente

Investiga - O futuro dos festivais de música

Gente #39

Ouvir Investiga - O futuro dos festivais de música no Spotify
Ouvir Investiga - O futuro dos festivais de música no Google Podcasts
Ouvir Investiga - O futuro dos festivais de música no Apple Podcasts
Ouvir Investiga - O futuro dos festivais de música no Pocket Casts
Ouvir Investiga - O futuro dos festivais de música no Pocket Casts
Capa - Investiga - O futuro dos festivais de música

O negócio dos festivais de música foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia de coronavírus. Mas, como dizem, a música nunca para de tocar, e em 2022, ela ressurgiu com força, marcando o retorno triunfante dos festivais, grandes ou pequenos, em todo o planeta.

No Brasil não foi diferente, e segue assim: em 2023 vimos uma explosão de novos festivais em todo o país, e a consolidação de São Paulo como um destino para mega-eventos.

Uma dessas novidades foi o The Town, que ocupou de forma inovadora o Autódromo de Interlagos. Além de um line-up afinado, com estrelas nacionais e internacionais, o The Town se destacou por possuir um plano completo de acessibilidade e metas ousadas de sustentabilidade.

Isso mostra uma das principais tendências que os festivais precisam pensar para o futuro, além do uso de tecnologias. O mundo mudou, e com ele as perspectivas e preocupações das pessoas: hoje, mais do que nunca, há um chamado por diversidade, inclusão e sustentabilidade nos palcos dos festivais, nas equipes de produção e nas ações dos patrocinadores.

O que nos aguarda no futuro desse universo tão especial? Como a música, a cultura e a sociedade continuarão a se entrelaçar nos palcos e nos bastidores dos festivais?

Não importa onde você esteja, muito provavelmente lá existe algum evento do tipo, que atrai fãs de todas as idades e origens para um encontro de experiências e afetos.

Os entrevistados de hoje conhecem boa parte deles, dos megaeventos culturais aos micro-festivais independentes. Os dois fundaram juntos a oclb, que é um consultoria especializada em planejamento e curadoria de experiência. Desde 2015 eles fazem pesquisas em festivais no brasil e no mundo, além de serem pessoas apaixonadas por este tipo de evento. 

Tulio Custódio recebe Franklin Costa e Carol Soares.





Coordenação Geral: Carlos Merigo

Apresentação: Ju Wallauer

Direção Criativa: Alexandre Potascheff

Roteiro: Renan Dissenha Fagundes

Edição: Gabriel Pimentel

Transcrição: Camila Souza

Texto: B9

Imagem: jeffbergen – Getty Images