Gente - Mais que 90 minutos • B9

Mais que 90 minutos

Gente 28

Ouvir Mais que 90 minutos no Spotify
Ouvir Mais que 90 minutos no Google Podcasts
Ouvir Mais que 90 minutos no Apple Podcasts
Ouvir Mais que 90 minutos no Pocket Casts
Ouvir Mais que 90 minutos no Pocket Casts
Capa - Mais que 90 minutos

Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte

Quando o assunto é esporte, o futebol segue no topo da preferência dos brasileiros.

Isso não mudou.

Mas, assim como tudo no mundo de hoje, o futebol também vem passando por transformações profundas.

Algumas foram impulsionadas pela pandemia. Outras, pelo jeito menos estruturado com que os jovens consomem conteúdo. E ainda tem as mudanças legais, como a transformação dos clubes em sociedades anônimas e a chegada de novos jogadores nesse jogo.

Por exemplo. Uma das principais novidades do futebol brasileiro nos últimos anos foi a popularização dos sites de apostas esportivas. Eles chegaram em peso ao Brasil depois de uma medida provisória em 2018. Em 2020, esse mercado movimentou 7 bilhões de reais. Além de fazerem a cabeça dos torcedores, essas plataformas se tornaram um dos principais anunciantes do esporte. E patrocinam grandes clubes do país.

O crescimento do futebol feminino também é notável. Este ano, inclusive, estreia uma nova divisão no campeonato nacional: o Brasileirão Feminino A3. Assim, com três divisões, o Brasileirão Feminino movimentará 64 clubes de todo o país. O jogo das mulheres também ganha cada vez mais espaço na mídia e no coração das torcidas. E já se apresenta como um importante espaço para os clubes desenvolverem novos negócios, principalmente na área de marketing.

Porém, algumas coisas nunca mudam. Uma delas é a importância da TV na vida dos torcedores. Outra, é a capacidade do futebol de gerar identificação, sensação de pertencimento e paixão. E é sobre essa paixão, e tudo que ela envolve fora do campo, que a gente vai conversar hoje.

No papo, Juliana Wallauer recebe Erika Paulon Santos, Especialista de Marketing em Esportes Globo, Luis Fernando Santos, Gerente de Marketing Publicitário em Esportes Globo, e Arthur Silva, Head da Betway no Brasil.

Bora jogar?





Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: 
Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: 
Ju Wallauer
Direção Criativa: 
Alexandre Potascheff
Roteiro: 
Renan Dissenha Fagundes 
Edição: 
Gabriel Pimentel
Transcrição: 
Camila Souza
Texto: B9

Imagem capa / cabeçalho: Arte sobre fotografia – alphaspirit © stock.adobe.com