Mulheres em reinvenção

Gente 16

Ouvir Mulheres em reinvenção no Spotify
Ouvir Mulheres em reinvenção no Google Podcasts
Ouvir Mulheres em reinvenção no Apple Podcasts
Capa - Mulheres em reinvenção

Uma conexão Globosat

Com a mediação de Túlio Custódio, o novo episódio do podcast Gente Investiga fala sobre como as mulheres sintetizam as evoluções – sobretudo no mercado de trabalho – e o caminho percorrido para que a participação feminina tivesse a representação que tem hoje. A convidada para o bate papo é Lígia Zotini, Pesquisadora e Pensadora de Futuros e fundadora do Voicers. O episódio faz parte das ações da Globo para o mês das mulheres e foi produzido em parceria com a área Valor Social, que fez a curadoria do tema e da convidada.

Para Lígia, é no mercado de trabalho que as diferenças entre homens e mulheres ficam mais latentes. E a chegada das mulheres em cargo de gerência é a desconstrução de estereótipos, o que possibilita um processo de transformação de médio e longo prazo no mercado. “Ao comparar o mundo corporativo que eu entrei em relação ao de hoje percebemos muitos recortes de evolução. Acho que só uma executiva mãe vai poder mexer nas políticas de maternidade e paternidade com mais propriedade. Eu mesma, quando não era mãe, não tinha a empatia que eu tenho hoje pelas mães. Imagina para um homem. É muito difícil”, aponta a entrevistada.

Um reflexo das mudanças e das conquistas, mesmo que de forma ainda lenta, é o fato de muitas empresas hoje abrirem processos seletivos para exclusivos para pessoas que, hoje, ainda têm menos espaços e menos voz. “Eu acredito que a gente vai ter muita coisa boa nascendo daí. Mas é só o começo, para que em algum momento essa dívida social, esse déficit social, se equilibre”, afirma Lígia.

Vem com a gente!

Também disponível no Deezer