Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Dá para falar em consumo quando a conta do brasileiro apertou?
Na lenta retomada do pós-pandemia, o endividamento das famílias brasileiras atingiu um nível recorde em 2022, assim como a inadimplência.
O cenário econômico é desafiador, conforme indica a pesquisa “Black Friday 2022: termômetro de consumo” realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo. E a percepção dos consumidores sobre a capacidade de comprar não é discrepante nos diferentes níveis socioeconômicos.
Para as pessoas que tiveram de repensar alguns gastos, a maioria optou por cortar o lazer fora de casa, como turismo e bares, além moda, delivery e itens domésticos. Mas, se por um lado o momento atual traz obstáculos, por outro, o olhar para o futuro vem com perspectivas otimistas.
E para falar dos desafios e das oportunidades do mercado e de consumo que atravessam uma das datas mais importantes do comércio, a Black Friday, Juliana Wallauer conversa com quatro especialistas no tema. Estão à mesa: Camila Viol, responsável pela pesquisa em Inteligência de Mercado da Globo; Fernanda Celidonio, Head de Retail Insights na Globo; Mario Sousa, Diretor Sênior de Marketing de Mobile Experience na Samsung; e Tatiana Souza, Diretora de Negócios na Globo.
Vem com a gente!
Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: B9
Imagem capa / cabeçalho: Arte sobre fotografia – bernardbodo © stock.adobe.com