Gente Conversa aborda as conjunturas para o novo ano
Fim de ano chegando e aquele clima geral de bota-fora de 2022 impera em todos os lugares.
E entra ano, sai ano, o ritual não muda. E claro, fazer aquela lista de metas, projetos e sonhos para o ano que vem não pode faltar.
Tem gente que faz listinha mental, tem quem faça promessa, tem quem se jogue na planilha e tente planejar cada detalhe do novo ciclo. Mais do que um ritual, a mudança de ano é um momento propício pra gente avaliar para onde estamos indo, e como chegar onde queremos.
Mas, se fazer esse planejamento no nível pessoal já é uma trabalheira, quando a gente fala de negócios e sociedade então…
Se prever o futuro ainda é impossível, um certo nível de certeza sobre o que deve acontecer é crucial para a maioria das empresas. E tem muita gente que se debruça em números, pesquisas e índices, para se dedicar à arte de predizer o imprevisível.
Por isso, nossa conversa de hoje está de olhos bem abertos para o futuro. Especialistas em tendências nos mostram o que podemos esperar para 2023. Como devemos nos comportar após pandemia, eleições, guerra, crise econômica, copa do mundo… E tantos fatos históricos nos atropelando de uma vez. Será que estamos preparados para um novo ciclo? Será que viveremos, de fato, um novo ciclo?
E mais do que isso: como ler e interpretar as tendências para o próximo ano?
Juliana Wallauer conversa com Paula Rizzo, Head de Inovação em Marca e Comunicação da Globo, Iara Poppe, especialista em pesquisa da Globo e Túlio Custódio, Escritor, filósofo, apresentador do Gente Investiga e sócio-curador da Inesplorato, empresa de tendências.
Vem com a gente!
Podcast Gente Conversa
Coordenação Geral: Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo
Apresentação: Ju Wallauer
Direção Criativa: Alexandre Potascheff
Roteiro: Renan Dissenha Fagundes
Edição: Gabriel Pimentel
Transcrição: Camila Souza
Texto: B9
Imagem: Suad Kamardeen – Unsplash