Como vencer a miséria?

Mamilos #174

Jornalismo de Peito Aberto

Nesta quarta-feira, dia 05/12, o IBGE divulgou a Síntese de Indicadores Sociais mostrando que em apenas um ano, o Brasil passou a ter quase 2 milhões de pessoas a mais vivendo em situação de pobreza.

54,8 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, o que significa viver com menos de 5,50 dólares por dia. Esse número é o equivalente à toda população da Colômbia, o segundo país mais populoso da América do Sul.
Completando o quadro, temos mais de 15 milhões de brasileiros vivendo em condição de pobreza extrema, com menos de 1,90 dólar por dia. É quase um Equador inteiro de miseráveis.

O que explica esse cenário? Segundo o IBGE, a recessão econômica dos últimos anos é a responsável. A taxa de desocupação, que era de 6,9% em 2014, e subiu para 12,5% em 2017. Em 2017, 2 em cada 5 trabalhadores do país eram informais.

Podemos discordar em muitos aspectos, mas a pobreza é, definitivamente, um inimigo comum. Ou melhor colocando, reverter esse quadro é um objetivo que partilhamos. Reunimos então três convidados inspiradores para apresentar diferentes estratégias à provocação: Como vencer a miséria?

Na mesa:

  • Lilian Furquim – Economista, doutora em ciência política e Professora da FGV
  • Diogo Costa – Cientista político, Coordenador de programa de governo do candidato João Amoedo, do partido Novo
  • Camila Rocha de Caso – doutoranda em Ciência Política pela USP, colaboradora do programa de governo do candidato Guilherme Boulos, do PSOL.

Vem com a gente. Taca-lhe o play nesse Mamilos! o/

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

CONHEÇA O #PODECONTAR, O SITE QUE AJUDA QUEM ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR

#PodeContar é uma iniciativa da Medley para mudar o olhar e os estigmas sobre a depressão e incentivar que mais pessoas busquem a ajuda adequada.

Visite o site coletivopodecontar.com.br e acesse conteúdos relevantes, criado com ajuda de especialistas, para quem precisa de ajuda e para quem está disposto a ajudar.

Acesse!: https://bit.ly/2KWffqE

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Maíra Teixeira
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana é uma colagem digital de Zeca Bral.

========

FAROL ACESO

Ju – Filme Infiltrado na Klan
CrisHomecoming
Diogo – Livro Mercados Radicais, Organizações SFL Brasil, Eu sou livres
Camila – Peça Roda Viva, Livro Como Esmagar o Fascismo, Página MTST
Lilian – Livro Batalha de Poderes, Biografia da Rainha Vitória