Maternidade & Carreira

Mamilos #196

Mamilos196_capas_02base-01

Jornalismo de peito aberto

Um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial sobre a desigualdade entre gêneros mostrou que o Brasil, dos 144 países presentes no ranking, ficou na 90ª posição. Para você ter uma ideia do tamanho do problema, no ritmo que andamos a paridade no Brasil demoraria 217 anos para acontecer.

Uma das formas de medir essa desigualdade de gêneros é analisar a participação no mercado de trabalho. Entre as mulheres em idade ativa no Brasil, apenas 52% participam do mercado de trabalho, enquanto o índice entre homens é de 72%. Quando estão inseridas no mercado de trabalho, as mulheres têm renda menor: a média salarial dos homens é de 2.306 reais, enquanto a das mulheres é de 1.764 reais. Ou seja, seguimos recebendo 3/4 do salário de um homem.

No mês em que celebramos a maternidade, o Mamilos levanta a polêmica: quanto dessa desigualdade entre os gêneros é resultado do ônus da maternidade?

Para isso, contamos na mesa desta semana com Mel Veneroso, douturanda em sociologia pela UFMG e autora do estudo “Diferenciais de Participação Laboral e Rendimento por Gênero e Classes de Renda: uma Investigação sobre o Ônus da Maternidade no Brasil”; Adriana Carvalho, gerente de projetos da ONU Mulheres; e Camila Fornazari, business partner da área de Recursos Humanos da Natura.

Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

CONFIRA O COMERCIAL DE DIA DAS MÃES DO BRADESCO

O Bradesco preparou um filme bem bonito para falar sobre o Dia das Mães. Com o relógio sempre marcando 6 horas da manhã, a peça mostra a uma mãe amamentando no busão, outra dando banho na filha, a mãe cadeirante levando o filho pra escola, a mãe passando o creme nas marcas da barriga, a mãe que espera pelo filho. O vídeo mostra a diferença em nossos amores, histórias e realidades, mas apresentam uma força em comum. Confira acima o vídeo!

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Nayara Cristina, Peu Araújo e Ricardo Terto
Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Johnny Brito.

========

FAROL ACESO

Adriana: Documentário “RBG” e livro “Minha História”;

Camila: Aplicativo de meditação da Natura;

Mel: Documentário “Knock Down the House”;

Cris: Episódio “Palavras Mágicas” do Boa Noite Internet;

Ju: Especial de Dia das Mães do Gugacast.