Alter do Chão: Paraíso em Disputa

Mamilos #229

Ouvir Alter do Chão: Paraíso em Disputa no Spotify
Ouvir Alter do Chão: Paraíso em Disputa no Google Podcasts
Ouvir Alter do Chão: Paraíso em Disputa no Apple Podcasts
Ouvir Alter do Chão: Paraíso em Disputa no Pocket Casts
Capa - Alter do Chão: Paraíso em Disputa

Jornalismo de peito aberto

Quando o programa “Povos Indígenas: de onde viemos e para onde vamos” foi ao ar, em agosto desse ano, muitas pessoas entraram em contato para conversar sobre o conteúdo. Entre elas um ouvinte que trabalha com turismo e nos fez o convite de conhecer de perto a Amazônia e o Rio Tapajós. A ideia era uma jornada para nos conectar com a ancestralidade brasileira: 5 dias navegando pelo rio, conhecendo as pessoas, as comunidades, as histórias, os sabores, os cheiros, o jeito de viver.

Ficamos muito empolgadas, pensamos em além de curtir a viagem produzir um episódio fora do estúdio, colorido com as texturas e a emoção de gravações externas. Tudo preparado para irmos dia 30 de novembro. Passagens compradas, malas feitas e muita ansiedade. Até que na quarta feira, dia 26 de novembro, uma ligação pela manhã nos deixa atônitas: o guia e provocador da nossa viagem havia sido preso. Ele era um dos brigadistas de Alter do Chão. 

Muitos telefonemas e conversas depois, decidimos manter a viagem. Agora mais curta e com outro foco: entender um pouco do que se passava na região. Bem-vindos à expedição Mamilos Alter do Chão. Vamos compartilhar com vocês um pouco do que vimos, ouvimos e sentimos nesse lugar que é lindo como o paraíso e complexo como o inferno. Nessa jornada nos envolvemos em conversas que nos fizeram refletir sobre o direito à terra, a forma como ela é distribuída, como a especulação imobiliária age e afeta as comunidades, como um apanhado de pessoas de diferentes lugares do mundo, com diferentes sonhos e interesses podem formar uma comunidade.

Essa expedição contou com muitos convidados. Só é possível pra entender o lugar vivendo o lugar e falando com as pessoas de lá. Muitas conversas foram feitas com gravador e sem gravador. E as vozes e aspas que você vai ouvir ao longo desse episódio são dos seguintes personagens:

. Líder comunitário indígena Borari

. Ministério Público Federal

. Secretário de turismo da região

. Piloto de barco de passeio – mais conhecido como lancheiro

. Fundadora de ONG’s com atuação nacional e projetos na região

Optamos por manter o anonimato de grande parte dessas pessoas para garantir a segurança delas. Já que nós viemos embora, mas elas continuam lá. Elas vivem lá.

Vamos começar a jornada! Aperte o play!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

=====

BRADESCO

Dezembro chegou! E com ele, aquele clima de Natal!

O Bradesco vai manter o tradicional coral de Natal do Palácio Avenida, em Curitiba. É um coral de crianças que se apresentam nas janelas do palácio!

Se você não estiver em Curitiba pra assistir, pode ficar tranquilo: toda a programação pode ser acompanhada pelo aplicativo “Natal do Bradesco”! E o público pode enviar desenhos do palácio pintado que serão projetados nas paredes durante as apresentações. É muita fofura!

As apresentações acontecem sexta, sábado e domingo em dezembro, do dia 6 até o dia 22. Confere lá!O aplicativo está disponível para Android e iOS!

=====

STORYTEL

Atenção, viciado em podcast! A gente vai falar da Storytel!

O catálogo é cheio de audiobooks bacanas, séries, originais…você paga por mês e aproveita tudo sem limites! E pra que o nosso mamileiro e nossa mamilete possam aproveitar bastante, olha esse presentão: um mês grátis! Vai lá em story.tel/mamilos e garanta esses 30 dias de muuuito conteúdo. Não vai ficar uma loucinha sem lavar por falta de podcast, hein? Acesse story.tel/mamilos e aproveite!

========

FAROL ACESO

Faça turismo de comunidade!

=====

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini com a Maremoto
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Capa – Ana Paula Mathias
Publicação – Agê Barros
Fotos e vídeos – Jéssica Modono com a Atrás da Moita Filmes