Dá pra separar religião de política?

Mamilos 298

Ouvir Dá pra separar religião de política? no Spotify
Ouvir Dá pra separar religião de política? no Google Podcasts
Ouvir Dá pra separar religião de política? no Apple Podcasts
Ouvir Dá pra separar religião de política? no Pocket Casts
Capa - Dá pra separar religião de política?

Jornalismo de peito aberto

O Estado é laico, mas muitas leis e políticas ainda refletem a hegemonia cristã presente na população brasileira. Segundo uma pesquisa Datafolha de 2019, 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião. Como excluir da política a fé, a moral e a visão de mundo de tanta gente? Se a maior parte da população é cristã, trazer a fé para a política não é apenas garantir a representatividade que legitima a democracia? Como estabelecer o limite? 

Essa semana queremos saber: dá pra separar religião de política? Para responder essas e outras perguntas – polêmicas -, chamamos Frei Betto, Valéria Zacarias e Babalawo Ivanir dos Santos, religiosos engajados política e socialmente, para ouvir o que têm a dizer sobre o tema. E também conversamos com Lívia Reis, antropóloga que estuda o cristianismo.


#SUBNOAR: SEGUNDA TEMPORADA

Novidade para mamileiros, mamiletes, leitores e leitoras: toda quinta, às 20h, Ju Wallauer ou Cris Bartis recebem um convidado ou convidada para um bate-papo ao vivo no aplicativo da Submarino. É a segunda temporada do #SubNoAr, um programa de livros e literatura. Começamos nessa quinta, com uma conversa entre Ju Wallauer e Igor Pires, autor de “Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente”. E na quinta que vem, dia 22, é a vez de Cris Bartis se conectar com Gabriela Prioli para um papo sobre como o livro e a leitura mudam a vida das pessoas. Você não quer perder, né? Nem a gente!
As lives do #SubNoAr serão reproduzidas com exclusividade no aplicativo da Submarino. Baixe aqui!


SONS E DRINKS

O B9 apresenta seu primeiro podcast ficcional: Sons e Drinks, um programa que reúne aquelas que são as histórias mais inesquecíveis que conhecemos: histórias de boteco! Thomás Aquino é Chico, o barman do Rosé, onde os clientes saboreiam drinks enquanto dividem suas histórias. Um mergulho delicado e saboroso na complexidade humana. A primeira parte, com 6 episódios, já está no ar. Ouça agora!


FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui


O Mamilos é uma produção do B9
 

Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação Geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção: Beatriz Souza
Pauta e pesquisa: Hiago Vinícius e Jaqueline Costa
Edição: Mariana Leão com trilhas de Angie Lopez
Identidade Visual: Helô D’Angelo 
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Brito e Beatriz Fiorotto
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro