Mamilos 373 - O que nos fascina no true crime? • B9
Logo - Mamilos

O que nos fascina no true crime?

Mamilos #373

Ouvir O que nos fascina no true crime? no Spotify
Ouvir O que nos fascina no true crime? no Google Podcasts
Ouvir O que nos fascina no true crime? no Apple Podcasts
Ouvir O que nos fascina no true crime? no Pocket Casts
Ouvir O que nos fascina no true crime? no Pocket Casts
Ouvir O que nos fascina no true crime? no Pocket Casts
Capa - O que nos fascina no true crime?

Diálogos de peito aberto

Mamileiros e mamiletes, vocês já abriram as suas plataformas de streaming favoritas e se depararam com uma inundação de indicações de conteúdo que contam como crimes reais aconteceram? Feminicídios, crimes em série, desaparecimentos e até mesmo assassinatos infantis são alguns dos variados temas abordados nessas histórias, que em sua maioria, bebem muito de um conteúdo jornalístico.

A gente sabe que esse tipo de conteúdo não é novidade. Mas é inegável que o gênero true crime está cada vez mais popular no Brasil e no mundo.

Recentemente, muitas pessoas se mobilizaram nas redes sociais para comentar sobre o assassinato da atriz Daniela Perez por conta da minissérie Pacto Brutal, da HBO Max. Outra produção que também gerou muitos comentários foi a série “Dahmer: Um Canibal Americano”, da Netflix, que desde sua estreia já foi vista por mais de 190 milhões de pessoas

Mas o que será o que buscamos ao assistir crimes cometidos há anos atrás enquanto ainda hoje esse tipo de crime continua sendo cometido cotidianamente? O crescimento dessas produções, em diferentes mídias, nos leva a questionar: estamos consumindo esse conteúdo para nos sentirmos mais alertas sobre os perigos do mundo ou consumir esses conteúdos nos faz acreditar que o mundo seja muito perigoso?

No episódio, Cris Bartis e Ju Wallauer buscam entender o que existe por trás do fascínio por histórias de crimes reais? Para responder essa pergunta, elas conversam com Carol Moreira, uma das criadoras do podcast Modus Operandi e co-autora do livro Modus Operandi – guia de true crime, com Mabê Bonafé, a escritora Paula Febbe, que tem sete livros publicados que tratam da perversão e psicose, faz mestrado em Psicologia Criminal pela Universidad Europea Del Atlántico e apresenta podcasts de terror e true crime, e o sociólogo Wellington Lopes, educador e coordenador do Núcleo XI de Agosto de Educação, Cultura e Direitos Humanos da UNEafro Brasil.

Vamos juntos!





FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui



GSK

Para diminuir a propagação de doenças no Brasil e no mundo, a imunização coletiva é essencial. 

É por isso que a GSK convidou o Mamilos para fazer esse programa esclarecedor sobre a meningite meningocócica, que é uma doença grave e que pode ser prevenida através da vacinação. De 2019 a 2022, foram mais de mil casos dessa doença aqui no Brasil. 

A meningite é uma doença séria que pode deixar sequelas para vida toda ou até mesmo causar a morte em até 24 horas. Além disso, é uma doença que pode afetar pessoas de todas as faixas etárias, incluindo bebês, crianças e adolescentes.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença. Além de manter ambientes ventilados e limpos, evitar aglomerações e compartilhamento de objetos. Hoje, existem vacinas para a prevenção dos cinco principais sorogrupos que existem no Brasil: A, B, C, W e Y. 

A biofarmacêutica GSK é uma empresa global que pesquisa, desenvolve e fabrica vacinas e medicamentos especializados nas áreas de Doenças Infecciosas, HIV, Oncologia e Imunologia/Respiratória. Tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global.

Informação e prevenção são sempre as melhores alternativas para um futuro com menos doenças, né, Cris? 

É isso. Converse com seu médico sobre as formas de prevenção contra a meningite e acesse o site juntos contra a meningite. 



CASA FLORESTA

Em setembro deste ano, o Instituto Socioambiental, o ISA, lançou a série “Casa Floresta” em formato podcast, para espalhar informação e a diversidade de vozes para o Brasil. 

Em seis episódios, o projeto leva convidados de diferentes partes do país a viver e refletir sobre as lutas e as belezas de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos em seus territórios. 

O objetivo é levar ao ouvinte experiências nas comunidades para provocar reflexões sobre a diversidade, economia, modos de vida, conhecimento ancestral e o pensamento de povos e comunidades tradicionais como inspiração para um futuro melhor. 

Nos episódios, os convidados visitam comunidades em territórios no Rio Negro, Xingu, Araguaia e Vale do Ribeira e convivem com as lutas e belezas de seus povos. 

Todos os episódios de ‘Casa Floresta’ já estão disponíveis nos tocadores Spotify, Apple Podcast, Deezer e Castbox.



CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão.

https://www.catarse.me/mamilos



Equipe Mamilos

Mamilos é uma produção do B9

A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer.

Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br

Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza.

Com a estrutura de pauta e roteiro escrito por Eduarda Esteves.

A edição foi de Mariana Leão e as trilhas sonoras, de Angie Lopez.

A capa é de Helô D’Angelo.

A coordenação digital é feita por Agê Barros, Carolina Souza e Thallini Milena.

O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo.

O atendimento e negócios é feito por Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro.