O que é sociedade do cansaço?

Mamilos 322

Ouvir O que é sociedade do cansaço? no Spotify
Ouvir O que é sociedade do cansaço? no Google Podcasts
Ouvir O que é sociedade do cansaço? no Apple Podcasts
Ouvir O que é sociedade do cansaço? no Pocket Casts
Ouvir O que é sociedade do cansaço? no Pocket Casts
Ouvir O que é sociedade do cansaço? no Pocket Casts
Capa - O que é sociedade do cansaço?

Diálogos de peito aberto

Quando publicou o ensaio “A Sociedade do Cansaço”, que chegou ao Brasil em 2015, o filósofo sul-coreano Byung-chul Han não podia prever o tamanho da crise mundial em que estaríamos hoje. Mas os efeitos de tanta pressão já estavam consolidados e moldando nosso comportamento e cultura. Em seu estudo, o autor avisava que estávamos trocando a “sociedade da disciplina” pela “sociedade do desempenho”. Essa pressão por ser “a melhor versão de si mesmo” traz mais resultados para o faturamento das empresas, do que para quem tenta a todo custo aplicar essa filosofia. Como resultado, o aumento de doenças mentais, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão e a tão comentada Síndrome de Burnout são sinais do quão nociva pode ser essa cultura da ambição e superação a qualquer custo.

Nessa semana, chamamos o filósofo Marcio Krauss e a psicóloga Jeane Tavares para um debate que nos ajuda a entender o que é sociedade do cansaço; como essa teoria nos ensina sobre nossa forma de trabalhar, estabelecer relações e viver, e quais as alternativas para uma prática mais saudável de vida na era do esgotamento coletivo.

Respira fundo e vem com a gente, essa conversa está só começando.





SOCIEDADE DE CANSAÇO: NOVA SÉRIE DO GNT

E se você se interessou por essa conversa e deseja se aprofundar ainda mais no tema, assista à série “Sociedade do Cansaço“, já disponível no GNT e Globoplay.

Em cada um dos 10 episódios, a atração trata de esmiuçar o que estamos falando aqui, abordando temas como:  trabalho, internet, lazer, padrão estético, remédio, sono, relacionamento, consumo, positividade tóxica e segurança. Vários especialistas, entre eles, a Jeane e o Krauss, que estão aqui com a gente hoje, participam da construção desse debate.

O programa de hoje, inclusive, traz um recado do Patrick Hanser, diretor da série, sobre todo esse trabalho. Tá imperdível!



FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui



CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda participa do nosso grupo especial no Telegram. É só R$9,90 por mês! Quem assina não abre mão.

https://www.catarse.me/mamilos



EQUIPE MAMILOS

Mamilos é uma produção do B9

A apresentação é de Cris Bartis e Ju Wallauer

Pra ouvir todos episódios, assine nosso feed ou acesse mamilos.b9.com.br

Quem coordenou essa produção foi a Beatriz Souza.

O apoio à pauta e pesquisa foram de Hiago Vinícius e Jaqueline Costa.

A edição foi de Victor Souza e as trilhas sonoras, de Angie Lopez.

A capa é de Helô D’Angelo.

A curadoria nos programas de história é realizada por Déia Freitas.

A publicação ficou por conta do Agê Barros.  

O B9 tem direção executiva de Cris Bartis, Ju Wallauer e Carlos Merigo.

A coordenação digital é do Pedro Strazza, Mattheus Guimarães e Jade Teixeira e o atendimento e negócios é feito por Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane, Luzi Santana e Telma Zenaro.