Com os maiores nomes do video game educativo
Junto com o video game, nasceu o video game educativo. Adriano Brandão e Danilo Silvestre relembram as iniciativas mais famosas de levar os jogos eletrônicos às salas de aula e discutem: pedagogia videogamística realmente funciona ou é só uma artimanha para arrancar dinheiro de pais preocupados? “Age of Empires” e “Assassin’s Creed” conseguem ensinar história para alguém? Quais os méritos de jogos mais abstratos como “SimCity” e “The Incredible Machine”? E, o mais importante: você está ligado nos perigos da… disenteria?
https://soundcloud.com/poucopixel/114-programa-cultural
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00:04:59 – Tema
01:03:11 – Telecatch
Pouco Pixel: os jogos, os livros
Fique ligado! Em breve, mais informações sobre os livros do Pouco Pixel: a história dos video games em 200 jogos.
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Os famosos links no post
> “Monopoly“, conhecido no Brasil como “Banco Imobiliário” (uma versão não-licenciada), nasceu em 1903 como “The Landlord’s Game“. Foi bolado para demonstrar para estudantes o desequilíbrio de condições entre proprietários de imóveis e seus inquilinos
> Impressoras matriciais eram monstrengos barulhentos que comiam um tipo de papel perfurado chamado formulário contínuo
Você morreu de disenteria
> O Apple I foi lançado em 1974; o Apple ][ é de 1977
> O launch lineup do Atari 2600 incluía “Basic Math“, um jogo de matemática
> A “calculadora” do Professor Corujinha foi lançada em 1976 pela Texas Instruments, como Little Professor
> A versão brasileira “compatível” de “Trivial Pursuit” era o “Master“; o americano “Pictionary” ganhou um irmãozinho brasileiro chamado “Imagem & Ação”
> Aliás, não perca o podcast Tabulices, sobre jogos de tabuleiro, apresentado pelo nosso Danilo!
> Jogue em seu browser: “3rd World Farmer“; não jogue em seu browser: “Candy Box 2”
> Jogos educativos modernos: “This War of Mine” e “Papers, Please”
> Sim: “Telecatch” é o nome de um programa de luta livre coreografada, ao estilo lucha libre ou WWE, que passava na TV brasileira nos anos 60
> A engine dos adventures point and click da LucasArts, a SCUMM, foi criada para “Maniac Mansion” e seu nome reflete isso: Scripting Creation Utility for Maniac Mansion. A LucasArtes criou outras bibliotecas de programação de nomes, digamos, interessantes, como CYST, FLEM e MMUCUS. Um desses sistemas era dedicado à geração dinâmica de música de fundo, a iMUSE
> O visual de “Maniac Mansion” reapareceu nos anos 2010, em “Thimbleweed Park”
> Já fizemos um episódio inteiro só pra comparar “Super Mario Bros. 3” com “Super Mario World”
Nosso som
O tema de abertura do Pouco Pixel foi composto pelo Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Conheça o trabalho dele! Já as vinhetas e a trilha sonora de fundo são do Azureflux.
Debate de Bolso
O Debate de Bolso cresceu e saiu de casa – sim, agora ele é um podcast independente, maior e melhor, publicado todas as terças! Acesse e assine em debatedebolso.com!