Pouco Pixel 114 - Programa Cultural • B9
Pouco Pixel

Programa Cultural

Pouco Pixel ##114

Ouvir Programa Cultural no Spotify
Ouvir Programa Cultural no Apple Podcasts
Capa - Programa Cultural

Com os maiores nomes do video game educativo

Junto com o video game, nasceu o video game educativo. Adriano Brandão e Danilo Silvestre relembram as iniciativas mais famosas de levar os jogos eletrônicos às salas de aula e discutem: pedagogia videogamística realmente funciona ou é só uma artimanha para arrancar dinheiro de pais preocupados? “Age of Empires” e “Assassin’s Creed” conseguem ensinar história para alguém? Quais os méritos de jogos mais abstratos como “SimCity” e “The Incredible Machine”? E, o mais importante: você está ligado nos perigos da… disenteria?

https://soundcloud.com/poucopixel/114-programa-cultural

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

00:04:59 – Tema
01:03:11 – Telecatch

Pouco Pixel: os jogos, os livros

Fique ligado! Em breve, mais informações sobre os livros do Pouco Pixel: a história dos video games em 200 jogos.

Seja um mecenas esclarecido!

Contribua com o Pouco Pixel e faça parte de um grupo privilegiado que não somente participa do nosso grupo secreto no Facebook, com muita interação e papos aleatórios exclusivos, como também recebe antecipadamente os episódios do Pouco Pixel e do Debate de Bolso! Tudo isso por somente 10 reais por mês – mais barato que suco de shopping.

Os famosos links no post

Monopoly“, conhecido no Brasil como “Banco Imobiliário” (uma versão não-licenciada), nasceu em 1903  como “The Landlord’s Game“. Foi bolado para demonstrar para estudantes o desequilíbrio de condições entre proprietários de imóveis e seus inquilinos
Impressoras matriciais eram monstrengos barulhentos que comiam um tipo de papel perfurado chamado formulário contínuo
Você morreu de disenteria
Apple I foi lançado em 1974; o Apple ][ é de 1977
launch lineup do Atari 2600 incluía “Basic Math“, um jogo de matemática
A “calculadora” do Professor Corujinha foi lançada em 1976 pela Texas Instruments, como Little Professor
A versão brasileira “compatível” de “Trivial Pursuit” era o “Master“; o americano “Pictionary” ganhou um irmãozinho brasileiro chamado “Imagem & Ação
Aliás, não perca o podcast Tabulices, sobre jogos de tabuleiro, apresentado pelo nosso Danilo!
Jogue em seu browser: “3rd World Farmer“; não jogue em seu browser: “Candy Box 2
Jogos educativos modernos: “This War of Mine” e “Papers, Please
Sim: “Telecatch” é o nome de um programa de luta livre coreografada, ao estilo lucha libre ou WWE, que passava na TV brasileira nos anos 60
A engine dos adventures point and click da LucasArts, a SCUMM, foi criada para “Maniac Mansion” e seu nome reflete isso: Scripting Creation Utility for Maniac Mansion. A LucasArtes criou outras bibliotecas de programação de nomes, digamos, interessantes, como CYST, FLEM e MMUCUS. Um desses sistemas era dedicado à geração dinâmica de música de fundo, a iMUSE
O visual de “Maniac Mansion” reapareceu nos anos 2010, em “Thimbleweed Park
Já fizemos um episódio inteiro só pra comparar “Super Mario Bros. 3” com “Super Mario World”

Nosso som

O tema de abertura do Pouco Pixel foi composto pelo Rodrigo Faleiros, da Wagging Tail. Conheça o trabalho dele! Já as vinhetas e a trilha sonora de fundo são do Azureflux.

Debate de Bolso

O Debate de Bolso cresceu e saiu de casa – sim, agora ele é um podcast independente, maior e melhor, publicado todas as terças! Acesse e assine em debatedebolso.com!

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.