Braincast 182

Braincast 182 – Snapchat: Estamos ficando velhos?

Como o aplicativo atraiu uma audiência jovem e valiosa que não se importa com o dilema da efemeridade

10.mar.2016

Segundo seu CEO, o Snapchat tem 100 milhões de usuários que abrem o app todos os dias. Com 7 bilhões de vídeos exibidos por dia, a empresa já está avaliada em 16 bilhões de dólares. Mas tem uma estatísticas mais importante que todas essas: A maior parte da audiência tem menos de 24 anos de idade. E vamos admitir. Aqui no Braincast o pessoal já passou de 24 faz tempo.

Nesse episódio, 182, discutimos as causas do sucesso do Snapchat, o que trouxe de inovação, seu impacto na mídia e como pretendem transformar o crescimento – de mais de 50% ao ano – em receita. E, principalmente, como lidar com o dilema da efemeridade depois de tantos anos acostumados com históricos eternos.

> OUÇA

——

Download | iTunes | Feed

========

Críticas, comentários, sugestões para [email protected] ou nos comentários desse post.

> Edição: Caio Corraini
> Sound Design: Caco Teixeira
> Arte da Capa: Johnny Brito

========

PATREON DO BRAINCAST

Sim! Ele chegou. Saiba como se tornar um patrono do Braincast aqui e ganhar lindas recompensas.

========

Comente

  • Jabez Asafe

    Não estão velhos de mais pra isso, tenho 18 anos e acho o snapchat bem ruim, ou eu que tenho a mentalidade de velho. Já tentei usar varias vezes e desissti do aplicativo.

    • Patrícia

      Pois é, adoro o programa e óbvio que vou ouvi-lo, mas odeio essas premissas de “provas de que vc está ficando velho”, não tenho muita paciência com isso nem na forma de piadinha. Snapchat é só mais um aplicativo, usa quem vê utilidade. Aí vira modinha entre adolescentes e “oooh, é um programa de jovens, quem não usa é veeelhooo”, ah, vá.

      Fora que temos que para de demonizar o envelhecer, essa coisa natural da vida.

      • odeio essas premissas de “provas de que vc está ficando velho”, não tenho muita paciência com isso nem na forma de piadinha”

        É porque você está ficando velha…

        • Patrícia

          NOS CONTE sobre esse remédio q vc tem pra vida e juventude eterna, filhão. O mundo quer saber! Como tu não tá milionário ainda?

          A não ser q vc seja como todo mundo, q envelhece desde o dia em que nasceu.

          • Oi? Desculpa, eu perdi a parte onde eu digo que não envelheço como todo mundo…

          • Patrícia

            É no momento que vc tenta me ridicularizar por algo bobo que eu disse – e que não é da tua conta – dizendo que só penso isso porque EU estou ficando velha. Como se o resto do mundo – e vc – tb não estivessem.

          • Ou talvez, só talvez, eu quis te ridicularizar dizendo que você só pensa isso porque você está ficando velha, SEM que isso implique que o resto do mundo também não esteja.

            Talvez, só talvez, cada pessoa passe a agir de forma diferente quando está ficando velha. Já pensou que louco?

    • Maximillian Pegasus

      Tenho 19 e acho o aplicativo horrível, eles falam que o demográfico é até 24 anos, mas na minha experiência que mais usa o Snapchat são os pre-adolescentes e adolescentes, então de 11 a 16 anos.

  • Felipe Souza

    O que aconteceu com o costume de se colocar o nome dos participantes no texto do post? É uma nova estratégia ou apenas lapso de memória?

  • Oloco, conteúdo de uma cagada é o Twitter, talvez o Snap também, mas o Twitter é muito mais para esses momentos, mais de 50% dos meus twittes foram feitos durante uma cagada.. rsrs

  • Kandy Brasil

    Queridos companheiros das jornadas diárias!! Escrevo pra compartilhar um momento lindo da minha experiência de mãe que aconteceu ontem no aniversario de seis anos do meu filho. Pois bem, como todo fanático de STAR WARS sonha, meu filho é muito fã da saga, apesar de ele gostar muito do Anakin :( , mas nem tudo é perfeito. Pois bem, ele pediu uma festinha de aniversario com tema STAR WARS, e eu fiz uma decoração que ficou bem estilosa apesar de ser caseira. Mas a cereja do bolo ainda estava por vir!! Desde antes do natal ele estava pedindo um sabre de presente e nada de encontrar, nas lojas sempre em falta, até o final do mês passado. Comprei e guardei bem guardadinho pro aniversário dele. Ontem no meio do dia enquanto estava no trabalho, falei com ele pelo telefone, e disse que estava indo ao correio buscar uma encomenda que tinha chego de Tatooine!! Quando ajudamos ele abrir a caixa, tiramos de todas as embalagem e meu irmão ligou o sabre, não sei nem explicar o que aconteceu!! Ele se empolgou, se assustou, e se emocionou tudo ao mesmo tempo, pois está acreditando que sr trata de um sabre de verdade. Caras a inocência das crianças é muito emocionante. Sei que fui muito mãe coruja nesta mensagem, mas tinha que compartilhar com vcs, já que o B9 também tem fãs dessa galaxia muito, muito distante.
    E como estava ouvindo estes dias, meu 2015 não foi de todo perdido porque connheci vcs!! Kkkkk
    Obrigado pelo carinho e dedicação que vcs tem nos temas escolhidos e por proporcionar divertimento junto com informação de qualidade. Grande abraço meninos!!

  • Patrícia

    O quê dizer desse avô do Merigo, que eu nem conheço e já considero pacas. “Deixa como tá pra ver como é que fica.” <3

  • Mariana Neri

    Eu até agora num sei o que é esse negócio, até pq meu celular mal cabe um WhatsApp. Vou ouvir pra descobrir!

  • Márvio

    Adorei o cast, também não “compreendi” o Snapchat quando fui usar e nem insisti para compreendê-lo. Acho que a presença do Yassuda foi crucial neste cast, não tinha pensado sobre a perspectiva do histórico e como ele afeta as pessoas nas redes sociais.

  • Paulo Albanez

    Yassuda Deputado!

  • Ultra sem camisa

    EU ainda estou, na dúvida se é só uma modinha, ou se é mesmo uma “revolução na social mídia”? Será que sou apenas, um tiozao (já passei dos 30) recalcado e ranzinza? Não sei!

  • Thiago Higashi

    Yassuda promovido ao Anticast.

  • Raposão Jedi

    Tenho 27 e acho o Snapchat simplesmente genial.

  • Richelly Italo

    Ainda não achei nada no snapchat…só distribuição de vídeos.

  • Richelly Italo

    Snapchat
    @b9real

  • Mariana Moraes

    Acho que nem é uma questão de identidade relacionado à idade, o negócio é que a migração dos jovens (de uma rede social para outra) no Brasil é sempre de acordo com o nível de privacidade que a rede social oferece. Jovens usavam livremente o Orkut até ter todos os parentes na lista e migrar para o facebook, que foi terra de ninguém por vários anos até ser popularizado demais. Agora a maioria dos usuários de snapchat já nasceu com os pais usando o facebook, a privacidade de poder falar uma besteira qualquer, pra quem quiser, e sem ser perseguido ou definido por isso é muito importante pra eles, faz todo sentido.

  • andré

    E ai galera do B9, de boa na lagoa? Primeiro, rapidão, sou André, 20 anos, estudante de Economia de São Bernardo do Campo. Btw, grande fã dessa família linda do Braincast.

    Vocês conhecem o Renato Nicacio? Ele é designer. Saca só uma arte dele ai embaixo! Legal né? Bom, parece que muita gente no facebook discordou, e saiu metendo o pau nos comentários com críticas nada construtivas. Acontece que o Renato tem paralisia cerebral. Ele trabalha com photoshop usando uma escova de dentes pra digitar no computador e etc, e é assim que ele, com a ajuda da mãe, tocam um negócio super caseiro. Ai vai um vídeo bem bacana (De apenas 3:48 minutos) pra vocês conhecerem ele melhor: https://www.youtube.com/watch?v=Gd3uYcxRx7g&feature=youtu.be

    Queria ter conhecido essa história na semana passada, na época do Braincast sobre acessibilidade, mas confesso que só fiquei sabendo dela há uns 8 minutos atrás.

    Será que vocês, nobres diplomatas da rede mundial de computadores (A ironia se encontra em “rede mundial de computadores” somente), não conseguem bolar um jeito criativo pra todo mundo aqui da comunidade do B9 dar uma força pro Renato? Porra, sério galera, ele merece.

    É isso ai! Valeu pela atenção!
    PS: Não amei o final de How I Met your Mother, mas aceito ele de coração limpo. Abraço!

    • andré

      (imagem)

  • Gugu Punk

    No more “Qual é a boa” em vídeo??

  • Mozart Rocha

    Eu fico pasmo com o sucesso desse aplicativo. Tô velho!

  • iolanda andrade

    O snapchat é um retorno a lei cidade limpa do instagram. Se por uma etiqueta implicita postamos nao mais do que duas (tres pedindo desculpa) fotos no insta, no snap pode flodar tranquilao.

  • outra vez

    Afff.. Discutir um app que na verdade é tão sem relevância. Não é questão de ser novo ou velho. É uma questão de ver a coisa como ela de fato é. A nova galera, mesmo que tenha bastante influ~encia sobre o mundo, tem dificuldade para escolher o que tem qualidade. Embarca em modismos sem grande apelo. Como ja souberam definir os tempos de hoje, o mundo está desgovernado. Nem mesmo os jovens se entendem bem ou têm foco. Não é questao de nostalgia ou qq babaquice assim. Eles simpelsmente nao têm foco ou um direcionamento claro. Estão perdidões. E muita agência de publicidade tb. Por isso, não sabemos se Snapchat vai ser o futuro ou não. Como aquele velhinho Baumann já profetizou, estamos vivendo a modernidade líquida . Nada é para ser permanente. E isso simplesmente não é bom para o ser humano. Não somos “programados” para viver nessa inconstância e nessa dúvida ttão presente sobre como se´rão os nosso dias no pr´ximo mês ou ano. Agora gente que fala “entrar ne berlinda” e outras expressões veias como andar pra frente está velha sim. Ainda com essa voz de tiozinho. Esse tá ultrapassado mesmo. Ctz

  • Rafael Ribeiro Pereira

    Na verdade as empresas já estão olhando com bons olhos para o snapchat, exemplo disso é o snapchat da coca cola que é sensacional!!!