Clicky

Volvo apresenta seis caminhões totalmente autônomos

Volvo apresenta seis caminhões totalmente autônomos

Veículos serão usados em empresa de mineração da Noruega, o que pode ajudar a Volvo a melhorar ainda mais as tecnologias por trás de seus modelos

por Soraia Alves

A Volvo Trucks assinou um acordo para fornecer seis caminhões pesados ​​totalmente autônomos para a Bronnoy Kalk AS, uma operadora de minas da Noruega.

Segundo o informe, os caminhões serão usados ​​para transportar calcário no local da mineração, que cobrirá um trecho de cerca de três quilômetros entre a mina e o britador de pedra. A Volvo ainda afirmou que testes bem sucedidos já foram realizados com os modelos e que um serviço totalmente operacional estará disponível até o final de 2019.

Para a Volvo, essa é uma oportunidade de atrair novos clientes, removendo os custos iniciais da compra de caminhões, juntamente com os custos associados à contratação de motoristas e à manutenção dos veículos.

Embora as vendas de caminhões continuarão sendo o principal gerador de receita da Volvo Trucks, os serviços de transporte autônomo podem se tornar uma fonte significativa de dinheiro para a empresa.

Essa também uma oportunidade da empresa testar seus caminhões autônomos em ambientes confinados e previsíveis, à medida que lapida ainda mais a sua tecnologia. Os sistemas de direção autônoma dependem muito dos dados que obtêm nos teste – suas tecnologias usam esses dados para melhorar os resultados. Isso significa que é imprescindível que a tecnologia da Volvo seja testada em diferentes estradas, em diversas condições e confrontada com diferentes cenários. Caso contrário, na hora do uso real, o veículo pode não responder a certas situações inesperadas.

Com isso, esse acordos, que colocam os caminhões da Volvo de fato na ativa, podem ajudar até mesmo a empresa a tornar-se líder do mercado, que ainda não deslanchou totalmente.

Segundo a ResearchAndMarkets, estima-se que o mercado mundial de caminhões autônomos seja avaliado em US$ 1 bilhão até 2020.

Compartilhe: