Inteligência artificial identifica placas de trânsito danificadas à partir do Google Street View e Maps

O Google Street View tem muitas funções. A principal delas é obviamente ajudar os usuários a localizar os endereços de seu interesse, para que chegar em um local distante deixe de ser uma missão ingrata e se torne algo mais fácil. Uma equipe de cientistas australianos, porém, está utilizando o Street View para um novo propósito: identificar placas de trânsito danificados.

O Google utilizou câmeras acopladas em veículos para criar mapas precisos de várias cidades ao redor do mundo. Lançado em 2007, o Street View hoje oferece imagens detalhadas de inúmeros pontos ao redor do mundo. Essa equipe de Melbourne, na Austrália, criou um software que utiliza inteligência artificial para, por meio dos dados do Street View, identificar sinalizações de trânsito e definir se elas precisam ou não passar por reparos ou até ser substituídas.

Ao identificar essas placas pelas imagens em 2D do database do Google Maps e do Street View, o software pode determinar, com 96% de precisão, se esta sinalização está em perfeitas condições. Caso não esteja, então, o programa poderá alertar para que as placas sejam trocadas por novas unidades. O software também pode, claro, identificar com precisão o endereço da placa a ser trocada.

Como bem aponta o Gizmodo, porém, a solução é eficiente mas não é a ideal. Afinal, para que o serviço fosse plenamente efetivo, o Google precisaria atualizar constantemente seu banco de dados, algo que não acontece até mesmo pelo custo da operação. Mesmo assim, é um importante avanço para o desenvolvimento de tecnologias que melhorem e tornem mais preciso o monitoramento de sinalizações de trânsito, principalmente em estradas que dependem delas para garantir a segurança de quem passa.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Com Terry Crews e Podpah, Call of Duty lança campanha brasileira dentro do conceito The Replacer

A estreia global de Call of Duty: Black Ops 7 ganhou uma campanha feita exclusivamente para o público brasileiro, com…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Zé Delivery transforma compras da Black Friday em desculpa pra brindar com os amigos

A Black Friday é o momento em que todo mundo quer aproveitar descontos, mas o Zé Delivery quer lembrar que…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Messi no boliche, Yamal no touro mecânico, Wirtz no hóquei: Adidas antecipa Copa 2026 com surrealismo global

A Adidas decidiu antecipar a Copa do Mundo de 2026 com um filme que transforma o futebol em espetáculo surreal.…

3 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Cif escala Felipe Melo – 26 expulsões na carreira – como embaixador do “Jogo Limpo”

Driblando a sujeira (e a ironia), Cif estreia no universo do futebol com o movimento “Jogo Limpo”, sua primeira grande…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Volkswagen transforma reciclagem de carro velho em festa com banjo, trompete e coral alegre

O fim de um carro nunca pareceu tão animado. Na nova campanha criada pela DDB Paris, o Volkswagen transforma o…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Gatorade ressuscita jingle de 1987 para temporada final de Stranger Things (com Vecna de brinde)

A Gatorade voltou no tempo - mais precisamente para 1987 - para entrar de cabeça na última temporada de Stranger…

3 dias Atrás