Cannes Lions 2019: qual será a causa do ano que vem?

Estariam marcas e agências se concentrando demais nos Brand Acts ao invés de efetivamente agir?

por Eduardo Marques / CCO, Publicis

É impressionante como as marcas vêm realizando Brand Acts ultimamente. Essas ações que levam uma causa de base são a grande maioria entre os leões de ouro e GPs. Diversidade, igualdade, acessibilidade são os grandes temas do ano.

Se olharmos para o ano interior, obviamente vemos alguns projetos que rodeiam os mesmos pilares, mas a grande causa era o plástico nos oceanos. E ano que vem, o que será? Marcas não só buscam ideias novas. Problemas novos hoje são tão importantes quanto a ideia nova, a combinação dos dois elementos é que traz a frescura. E a novidade é o que Cannes busca.

Vou jogar um tema aqui que creio ser o grande assunto do ano que vem, e uma grande e bela causa a ser ajudada: “ageism”. Por que não lutar pelos seniors no mercado de trabalho, oportunidade para os mais velhos, valorização do talento, conhecimento e experiencia dos mais idosos? Esse ano já vemos uma peça linda sobre o tema (“The Non-Issue”), e creio que ano que vem virão mais (que bom!).

E você, qual sua aposta?

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