O tempo é o inimigo no primeiro trailer de “1917”, novo filme de Sam Mendes

Seria este o “Dunkirk” do diretor de “Beleza Americana” e “007: Operação Skyfall”?

por Pedro Strazza

Depois de levar a franquia “007” à glória e ao caos com “Operação Skyfall” e “Spectre”, o diretor Sam Mendes está de volta aos cinemas este ano com “1917”, uma espécie de thriller ambientado no caótico cenário da Primeira Guerra Mundial – que parece estar de volta ao mainstream dos estúdios, se considerar este projeto e o derivado de “Kingsman”. O longa acaba de ganhar sua primeira prévia, que você confere abaixo.

Com elenco encabeçado por um time de astros britânicos que inclui Richard Madden, Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Colin Firth e Andrew Strong, o filme é descrito oficialmente como uma “corrida contra o tempo mortal” de dois soldados britânicos para atravessar o cenário de terra arrasada do conflito e entregar uma mensagem que impede os exércitos de iniciarem um ataque que pode custar a vida de milhares de oficiais sem necessidade – incluindo do irmão de um dos protagonistas. Ainda que o ambiente seja a Primeira Guerra, o componente emocional e o desespero envolvido por soldados britânicos no meio de uma grande guerra a princípio é muito similar ao que Christopher Nolan empregou em seu “Dunkirk” há dois anos, e as semelhanças só se acentuam se considerar que a prévia do longa de Mendes usa de um tique-taque de relógio muito similar ao do filme vencedor de 3 categorias do Oscar.

É um debate, porém, que deve ficar mesmo para a temporada de prêmios, conforme “1917” chega aos cinemas estadunidenses no próximo 25 de dezembro como mais uma aposta da Universal para a estatueta – o outro, claro, é a versão para as telonas do musical “Cats”. No Brasil, o longa ainda não tem previsão de estreia.

Compartilhe: