Pesquisa da Deezer mostra que consumo de podcasts subiu 67% no Brasil

Estudo também indica que 25% do público ouve mais de uma hora de podcast por dia

por Soraia Alves

Um estudo encomendado pela Deezer, plataforma global de streaming, indica que o consumo de podcasts subiu 67% no Brasil em apenas um ano. A pesquisa feita entre ouvintes de todas as plataformas também indica que 25% ouve mais de uma hora de podcast por dia.

O estudo realizado em julho analisou respostas do Brasil, França e Alemanha, entre ouvintes de podcast em geral. A média de crescimento de uso do Brasil ficou 17% acima da soma entre os três países, que foi de 50%.

No Brasil, a maioria dos entrevistados, correspondente a 47%, tinham entre 24 e 35 anos. Outros 25% tinham entre 35 e 45 anos, enquanto 17% mais de 45 e 11% correspondiam a jovens entre 16 e 24 anos. A pesquisa também revelou outros dados interessantes:

  • Entre os usuários da Deezer, no Brasil, o aumento de consumo de podcast foi de 177% nos últimos 12 meses;
  • O tempo de escuta na plataforma, que já havia aumentado em 130% em 2018, subiu mais 40% de janeiro até setembro;
  • Os gêneros mais populares são, respectivamente: Comédia, Negócios e Educação.

O resultado também é fruto do trabalho de incentivo ao podcast na plataforma, tanto na promoção quanto na realização: “Existe uma gama imensa de criatividade e conteúdo feitos por produtores que vêm se profissionalizando, além de grandes veículos de comunicação estreando podcasts de peso em 2019. A Deezer também acredita em iniciativas fora do mainstream: buscamos identificar e promover novos produtores que fazem um trabalho de qualidade e desenvolvemos juntos os nossos podcasts originais. Automaticamente, isso gera mais opções interessantes para os nossos usuários”, comenta Gabriel Lupi, Head of Content e Artist Marketing da Deezer Brasil.

Compartilhe: