Relatório da Uber aponta quase 6 mil relatos de agressão sexual entre 2017 e 2018

Pela primeira vez, a Uber apresentou um relatório de segurança sobre as corridas realizadas e vinculadas ao aplicativo. Segundo a empresa, durante os anos de 2017 e 2018 foram registrados 5.981 denúncias de agressão sexual feitas por passageiros e motoristas que usam o app.

De acordo com o documento, só em 2018 foram 3.045 denúncias registradas. Dessas, 235 foram reportadas como estupro e 280 como tentativas de estupro. O restante das agressões sexuais foram descritas como toque não consensual em uma parte do corpo (categoria com mais reclamações), beijos e outras tentativas de contato físico.

42% desses relatos de agressão sexual foram reportados à Uber por motoristas, que reclamam especialmente sobre o contato físico não consensual. Por outro lado, 45% das denúncias acusam os motoristas de comportamento inadequado.

O relatório ainda aponta que 10 pessoas foram assassinadas durante corridas da Uber em 2017, e 49 pessoas morreram em acidentes de carro também durante viagens. Em 2018 foram 9 assassinatos e 58 mortes por acidente de trânsito.

A Uber fecha o relatório “sincerão” ressaltando que esses graves problemas de segurança representam “apenas” 0,0003% do total corridas feitas no período analisado. Segundo o diretor jurídico da empresa, Tony West, não há surpresa com os resultados: “A violência sexual é muito mais difundida na sociedade do que acho que a maioria das pessoas imagina”, comentou em entrevista à NBC. West ainda completou que os dados são importantes para criar meios de tornar as viagens mais seguras para motoristas e passageiros.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Criatividade

Rebound Dogs: Pedigree lança “app de namoro” que promete substituir seu ex por um amor de verdade

Esqueça os aplicativos de namoro convencionais. A Pedigree, em parceria com a agência BBDO de Nova York, acaba de lançar…

1 dia Atrás
  • Tech

Adobe divulga projeto de IA que transforma vídeos desfocados em HD

A Adobe lançou o VideoGigaGAN, um modelo generativo de inteligência artificial capaz de melhorar a resolução de vídeos em até…

2 dias Atrás
  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

4 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

1 semana Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

1 semana Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

1 semana Atrás