Echo-Plus-Heather-Gray-Kitchen-1024×768

Nova integração permite que Alexa reproduza podcasts pelo Spotify e o Apple Podcasts

Atualização permite que usuário diga a assistente virtual qual plataforma quer tornar seu reprodutor padrão e conta com ferramentas tradicionais como adiantar ou retornar na duração do episódio

por Pedro Strazza

A Amazon anunciou hoje (13) uma nova atualização para a Alexa que é especial para quem gosta de ouvir podcasts. Agora, a assistente virtual da companhia vai poder reproduzir programas de áudio a partir do Apple Podcasts e do Spotify com um simples comando de voz: “Alexa, toque [nome do show] no [Apple Podcasts ou Spotify]”.

Divulgadas simultaneamente pela Apple e o Spotify, o novo recurso também permite que o usuário defina qualquer uma das plataformas como o reprodutor padrão de podcasts no aparelho, além de possibilitar que se retorne, adiante e retome o episódio do ponto que parou.

O anúncio obviamente fomenta a atual batalha das duas companhias pela dominação no mercado de podcasts, conforme tanto Apple quanto Spotify vem fazendo investimentos significativos na área para se tornar a referência maior. O curioso, porém, é que a competição é tamanha que forçou a companhia fundada por Steve Jobs a usar de uma compatibilidade “cross-device” que é inédita ao Apple Podcasts: embora o serviço hoje venha pré-instalado em todos os iPhones vendidos pela empresa, ele nunca esteve disponível para aparelhos Android e só este ano ganhou uma versão web.

Para a Amazon, a novidade é um passo importante no disputado segmento de assistentes pessoais. A companhia em tempos recentes lançou atualizações que permitiram à Alexa ter funções como possuir uma voz mais humanizada, assistência personalizada para donos de carros e até mesmo ajudar profissionais a sair de bloqueios criativos.

Compartilhe: