Spotify lança recurso de letras de música em tempo real no Brasil e outros 25 países

Recurso marca retomada da parceria com a Musixmatch, empresa que até 2016 providenciava o serviço à plataforma

por Pedro Strazza

O Spotify anunciou nesta terça (30) o lançamento de uma nova ferramenta que introduz letras de música em tempo real durante a execução das faixas. O recurso será disponibilizado aos usuários de 26 países na Ásia e na América Latina, incluindo o Brasil, e pode ser acessado a qualquer momento em um card de letras na parte de baixo da página “Now Playing”.

A função marca também a retomada da parceria do streaming com o Musixmatch, que até 2016 providenciava ao Spotify o serviço de letras “ao vivo”. Os relatos da época indicam que o divórcio entre as partes se deu porque a plataforma quis tornar exclusiva sua relação com a empresa, mas nestes últimos quatro anos o Spotify preencheu o vácuo com o Genius e um recurso de bastidores da música.

O interessante é que a nova parceria agora é prevista para ser global, com o TechCrunch relatando que a ferramenta não foi lançada para todos os 79 mercados do Spotify devido ao mesmo motivo pelo qual demorou para providenciar uma alternativa do recurso: questões de licenciamento, dado que grande parte das letras é transcrita por fãs que compraram os diretos de distribuição e exibição na rede. Além disso, 5 dos 26 países verão o recurso ser apenas repassado para o controle do Musixmatch, incluindo Japão, México, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Os outros 20 países onde a ferramenta está disponibilizada a partir de hoje são Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, El Salvador, Uruguai, Filipinas, Malásia, Taiwan e Hong Kong. Vale adicionar que embora não exista uma previsão de expansão no momento, o Spotify chegou a confirmar no ano passado que estava conduzindo testes com o recurso no Canadá – o que sugere que não deve demorar muito para o resto do globo ganhar acesso à opção.

Compartilhe: