Online e gratuito, novo programa do Disney Imagineering apresenta processo criativo dos parques ao público • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Online e gratuito, novo programa do Disney Imagineering apresenta processo criativo dos parques ao público

Curso criado em parceria da Khan Academy busca inspirar criatividade no público jovem a partir de conceitos usados pelo departamento criativo por trás dos parques temáticos

por Pedro Strazza

A Disney está disponibilizando ao redor do globo esta semana o Imagineering in a Box, versão digital e gratuita do curso realizado pelo braço de pesquisa e desenvolvimento da companhia, o Walt Disney Imagineering (WDI). Conduzido em parceria da Khan Academy, organização sem fins lucrativos e provedora de cursos gratuitos, o projeto busca incentivar a criatividade e o pensamento de inovação para jovens entre 11 e 18 anos a partir de conceitos e aprendizados que o departamento usa diariamente na criação dos parques do conglomerado.

O programa consiste de 32 vídeos educacionais que reúnem estudos de caso reais do WDI com atividades interativas para a elaboração de um parque temático por parte do aluno. Apesar do produto final, o processo criativo usado no caminho alinha conhecimentos de ciência, tecnologia, artes e matemática, instigando assim o pensamento criativo em quem realiza o curso.

Ao B9, o executivo de desenvolvimento criativo do WDI Josh Gorin diz que o curso proporciona “um nível de insight sem precedentes sobre como os imagineers criam e constroem os parques, atrações, hotéis e cruzeiros da Disney”. “Ele foi realmente feito para dar a estudantes de todas as idades a oportunidade de ver como a ciência, a tecnologia e a tecnologia são combinadas ao design de produção e ao storytelling para criar mundos imersivos e locais que eles conhecem dos parques da Disney” comenta o executivo, que coordena diversas equipes dentro do departamento para proporcionar novas renovações das atrações da companhia.

Gorin também afirma que embora o Imagineering in a Box seja a princípio voltado para a juventude, sua aplicação é surpreendentemente ampla e para todas as idades. “O conteúdo educacional é provavelmente situado no nível do ensino fundamental, mas na verdade há um pouco para todo mundo porque ele é feito através de histórias” diz ele, que ainda comenta que realizou o curso na companhia do filho de cinco anos com imenso sucesso: “Foi uma atividade muito divertida para a gente, e eu espero que seja algo que as pessoas façam [com o curso] é assistir as aulas em família, porque é algo que com certeza é melhor feito de forma compartilhada”.

Acessibilidade

Além da questão da união, outro ponto importante na concepção do Imagineering in a Box foi a acessibilidade do material, permitindo que qualquer pessoa no mundo possa fazer o curso sem qualquer dificuldade. De acordo com Gorin, a WDI desde o início do projeto quis que “o maior número possível de pessoas fosse capaz de se relacionar com o curso”, algo que envolveu junto da parceria com a Khan Academy a facilidade de se relacionar com o material.

“Você pode acessar seu navegador e desenhar nele o layout de sua atração ou animar sua imagem” diz o executivo, que também confirma que o curso não exige programas de computador ou qualquer coisa que não esteja à disposição em qualquer lar: “Nós fomos garantir que [o curso] fosse o mais universalmente acessível o possível com elementos que você pode ter por acaso em casa, incluindo itens como um canudo ou um papelão. É algo que reforça que não importa a idade ou o fato de você ter ido ou não a um parque temático, há algo para todo mundo no programa”.

Todo este cuidado na estruturação do programa online é considerado tendo em vista especialmente a propagação dos valores que norteiam o WDI desde sua fundação, na construção e renovação dos parques temáticos da companhia. A atuação do departamento é sentida até hoje, não apenas nas novidades inauguradas em anos recentes e relacionadas a franquias do momento como “Star Wars” e “Avatar” mas também em atos simbólicos como a aposentadoria da “Splash Mountain” nos parques de Orlando e Califórnia, desinstalada após anos em favor de uma atração dedicada à “Princesa e o Sapo”.

“O que importa pra gente é que nós estejamos sempre contando histórias que ressoem com o público de uma forma significativa, que seja uma experiência significativa, os representem e os faça sentir bem vindos sempre que eles venham a um parque da Disney” comenta Gorin sobre o tema, lembrando que um dos pontos mais animadores para Walt Disney era a possibilidade das atrações estarem sempre em transformação: “Quando ele fez o discurso de inauguração da Disneyland, ele deu boas vindas a todos aqueles que viessem àquele lugar feliz. É uma honra e um privilégio para gente manter este conteúdo fresco e a continuar a renovar os parques com novas ideias, garantindo assim que eles continuem inclusivos, representativos e acolhedores a todo convidado que entrar pelos portões”.

Você pode acessar o Imagineering in a Box aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.