carro-plastico-reciclado

Projeto de universitários cria carro elétrico feito com plástico reciclado

Veículo foi pensado para incentivar um comportamento mais conscientes de consumo e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma economia circular

por Soraia Alves

Alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, construíram um carro quase totalmente com plástico reciclado. O veículo, chamado Luca, foi apresentado em um evento online, ressaltando seu diferencial de chassi feito com diferentes materiais reciclados.

O exterior do carro é feito de fibras de linho combinadas com plástico pescado no oceano, e o núcleo é comporto por garrafas PET recicladas. Como as garrafas PET só podem ser recicladas até 10 vezes, usá-las em um produto de longa duração, como um carro, pode estender sua vida útil significativamente, diz a universidade.

A carroceria do carro é feita de ABS reciclado, um plástico rígido usado em brinquedos, televisores e produtos de cozinha. Sua “pintura” é um filme colorido, que pode ser removido sem deixar resíduos, também facilitando a eventual reciclagem. As janelas laterais e traseiras são feitas de material reciclado.

O Luca também é altamente funcional. O carro compacto com dois motores elétricos nas rodas traseiras pode atingir a velocidade máxima de 90 quilômetros por hora e tem um raio de ação de 220 quilômetros. “O consumo pode ser convertido para cerca de 180 quilômetros por litro de gasolina”, diz a universidade. Sem baterias, o carro pesa apenas 360 quilos, com baterias de 420.

“Com este carro, queremos mostrar que o lixo é um material valioso, mesmo em aplicações complexas como um carro”, afirma Matthijs van Wijk, membro da equipe que projetou o veículo. O grupo de 22 estudantes espera que o Luca torne as pessoas mais conscientes sobre seu comportamento de consumo e, assim, contribua para o desenvolvimento de uma economia circular.

Os alunos pretendem eventualmente fazer com que Luca passa pela avaliações necessárias para ganhar efetivamente as ruas. Com isso, a intenção é também incentivar os fabricantes de automóveis a começarem a pensar ativamente em forma de utilizar materiais recicláveis em seus futuros veículos.

Compartilhe: