Amazon Podcasts

Amazon Music inaugura seção de podcasts no Brasil e no México

Plataforma também lança seu primeiro podcast brasileiro original, "A música do dia de Nelson Motta"

por Pedro Strazza

O Amazon Music lança nesta quarta (18) a sua seção de podcasts no Brasil e no México, ampliando assim sua estratégia de negócios na área nestes territórios. Além de confirmar os rumores que circularam a imprensa em outubro, o debute também marca uma nova rodada de investimento da companhia no mercado, conforme a Amazon segue o Spotify e declara interesse na produção de programas originais locais para sua plataforma.

A área de podcasts já pode ser acessada por qualquer usuário no aplicativo da Amazon Music para iOS, Android e dispositivos Echo, além do site oficial da plataforma em navegadores, e como a seção musical nos últimos meses só exige que o ouvinte tenha uma conta na Amazon – seja esta gratuita ou paga. A companhia confirma que fechou parceria com os principais programas e grupos de mídia para que estejam disponíveis no serviço em escala global, prometendo incluir mais episódios ao longo das próximas semanas.

Já na parte de exclusivos, a Amazon inaugura a seção já com o lançamento de “A música do dia de Nelson Motta”, seu primeiro podcast original brasileiro. Apresentado por Nelson Motta, o programa vai trazer o produtor, compositor e jornalista falando de uma de suas músicas a cada episódio, que trará um contexto histórico da cena política e cultural do respectivo lançamento junto de curiosidades e bastidores. A previsão inicial é de que sejam produzidos 101 episódios com participação de especialistas e diferentes versões das canções apresentadas.

Embora nenhuma integração com outros produtos da companhia – como a Alexa – tenha sido divulgada no anúncio oficial, a Amazon Music confirma ao B9 que estuda o desenvolvimento de inserções dos podcasts em outros ecossistemas, prometendo novidades para os próximos meses. No momento, a parte crucial da estratégia de lançamento da área é a possibilidade de parcerias com produtores de conteúdo, que inclui a criação de uma área para podcasters dentro da plataforma para acompanhamento do desempenho de seus projetos no serviço.

“A Amazon está comprometida em oferecer uma nova experiência para podcasters e produtores – vários temas, de várias maneiras para disponibilizar o melhor conteúdo.” escreve no anúncio Bruno Vieira, gerente de música da Amazon Brasil; “Como o Brasil tem um enorme potencial de marketing, o podcast tem que ir além de celulares e carros durante um engarrafamento.”.

Compartilhe: