hondab9 Imagem: Divulgação/Honda

Honda vai aposentar seus veículos movidos à gasolina até 2040

Montadora japonesa focará cada vez mais em seus veículos elétricos

por Matheus Fiore

A Honda anunciou seu novo objetivo para cumprir as metas de sustentabilidade da companhia. A fabricante japonesa pretende encerrar totalmente a fabricação e a venda de veículos movidos à gasolina até o ano de 2040. A ideia é que 40% de suas vendas sejam de veículos elétricos ou de células de combustível até 2030, e depois 80% em 2035 e 100% em 2040.

A empresa segue uma tendência do mercado automobilístico que já abrange gigantes como General Motors, Ford, Volkswagen e Volvo. As companhias, que dominam amplamente o mercado automobilístico mundial, possuem planos para reduzir a emissão de gases poluentes e gradualmente intensificar sua produção de veículos elétricos.

O anúncio foi feito pelo recém-empossado CEO da Honda, Toshihiro Mibe, que assumiu o cargo em abril. Em uma conferência para a imprensa, Mibe afirmou que a Honda trabalhará em parceria com o governo japonês para alcançar suas metas de sustentabilidade, incluindo reduzir 46% da emissão de gases até 2030. “Eu acredito que é nossa responsabilidade de alcançar nosso objetivo de zero carbono”, afirmou Mibe.

Por ora, a frota elétrica da Honda ainda é pequena. A montadora, porém, tem investido bastante para expandir seu negócio para o novo mercado, bem como suas concorrentes internacionais vem fazendo. O Honda E, o primeiro carro elétrico da empresa, começou a ser vendido na Europa em 2020. A empresa ainda tem planos de trabalhar em parceria com a General Motors para lançar mais dois modelos elétricos nos próximos anos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link