Campanha da Dove destaca ilusão de imagens editadas em redes sociais

A Dove divulgou um vídeo chamado “Reverse Selfie” (ou selfie reversa), que aponta a ilusão trazida pelas imagens editadas que inundam redes sociais como o Instagram. A ideia da campanha é mostrar como aplicativos de edição levam principalmente adolescentes a ter uma baixa autoestima em virtude dos padrões irreais e inalcançáveis.

No filme, vemos o processo reverso de uma jovem editando uma selfie por um aplicativo. Aos poucos, a boneca editada por aplicativo volta a ser um ser humano normal, revelando um criança. com seu rosto real. O vídeo faz parte do projeto Dove Self-Esteem, que também foi responsável por criar o Confidence Kit, um pacote que pode ser baixado online e que traz dicas, conselhos e informações sobre redes sociais e como elas afetam o psicológico principalmente dos jovens.

Segundo o projeto, 85% das mulheres começam a usar aplicativos de melhoria de fotos e uso de filtros já aos treze anos de idade. As famosas ferramentas permitem que elas façam alterações em suas peles, peso e até mesmo nas feições do rosto – o que claramente tem um efeito imenso na onda de busca por procedimentos como harmonizações faciais e bichectomia.

A mesma pesquisa aponta ainda que 67% das jovens mudam ou ocultam ao menos uma parte de seu corpo antes de postar uma foto nas redes sociais. A Dove tenta, com seu filme, trazer uma reflexão sobre o assunto e principalmente sobre os padrões impossíveis promovidos por essa cultura que permeia as redes sociais.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Vivo pede para você largar o celular no Réveillon

A Vivo estreia sua campanha de fim de ano pedindo que as pessoas troquem mensagens por presença. O conceito, criado…

3 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Heineken troca seus áudios de 3 minutos por cerveja

Se você tem aquele amigo que manda "podcasts" no WhatsApp, agora você tem um motivo para comemorar. A Heineken lançou…

3 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Disney entrega as chaves do castelo para a OpenAI

Se você não pode vencê-los, compre uma parte deles. A Disney anunciou um acordo colossal com a OpenAI: um investimento…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Campofrío transforma polarização em doença no Natal

A Espanha está cansada de brigar e a Campofrío sabe disso. A marca de embutidos, famosa por seus comerciais de…

4 dias Atrás
  • Social Media
  • Tech

Coreia do Sul declara guerra aos “médicos de IA” e deepfakes

Acabou a festa para o Dr. ChatGPT e as celebridades clonadas na Ásia. A Coreia do Sul anunciou que, a…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Diversos

Bradesco Seguros desenha amigos imaginários no Natal

O fim de ano chegou e as seguradoras querem ser suas amigas. Bradesco Seguros lançou "A Descoberta", sua aposta para…

5 dias Atrás