Uber promove campanha focada em educação antirracista • B9

Uber promove campanha focada em educação antirracista

Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover um conteúdo educativo, utilizando exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens

por Soraia Alves
Capa - Uber promove campanha focada em educação antirracista
Imagem: Divulgação/Uber

A Uber lança nesta segunda-feira, 10/05, uma campanha que convida usuários e motoristas parceiros para serem aliados no combate ao racismo. Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover um conteúdo educativo dentro do próprio aplicativo, utilizando exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens.

Na primeira etapa, peças físicas em pontos de ônibus, relógios de rua e posts em redes sociais mostram frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários do app. Além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela plataforma e podem levar ao banimento, os exemplos chamam atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica.

Divulgação/Uber

Na segunda fase, uma série de vídeos mostrará, de maneira mais didática, como essas situações são parte do racismo estrutural e porque ter consciência disso é importante para ajudar a mudar essa realidade. Os vídeos serão distribuídos nas próximas semanas dentro do aplicativo da Uber para 23 milhões de pessoas, sendo 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros.

Para Bárbara Galvão, diretora de Diversidade e Inclusão da Uber no Brasil, o alcance da empresa é uma oportunidade para disseminação de conteúdos relevantes para a sociedade. “Embora a Uber seja um aplicativo que está no celular de milhões de brasileiros, nossa operação acontece na rua. Com isso, as pautas complexas da sociedade também estão presentes em nossas operações. Por outro lado, a presença no dia a dia das pessoas nos traz um grande potencial e nos dá a oportunidade de ampliar mensagens de respeito”.

O desenvolvimento do conteúdo educativo foi coordenado pela Promundo, uma ONG focada na igualdade de gêneros e que já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS. O trabalho para a criação do conteúdo começou ainda em 2020. A pedido da Uber, a Promundo realizou grupos de discussão com dezenas de usuários, motoristas parceiros e ativistas de diferentes cidades do País e, com isso, conseguiu informações que auxiliaram na elaboração de conteúdos.

Além da Promundo, Celso Athayde, fundador da CUFA, e especialistas da Frente Nacional Antirracista também auxiliaram a empresa para chegar ao formato e abordagem final da campanha. O ID_BR , Instituto Identidades do Brasil, também tornou-se parceiro da Uber este ano e atuará nas demais iniciativas de combate ao racismo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link