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Imagem: Divulgação/Uber

Uber promove campanha focada em educação antirracista

Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover um conteúdo educativo, utilizando exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens

por Soraia Alves

A Uber lança nesta segunda-feira, 10/05, uma campanha que convida usuários e motoristas parceiros para serem aliados no combate ao racismo. Dividida em duas fases, a iniciativa tem o objetivo de promover um conteúdo educativo dentro do próprio aplicativo, utilizando exemplos de situações reais já vivenciadas em viagens.

Na primeira etapa, peças físicas em pontos de ônibus, relógios de rua e posts em redes sociais mostram frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários do app. Além de reforçar que tais comportamentos não são aceitos pela plataforma e podem levar ao banimento, os exemplos chamam atenção para afirmações racistas que são reproduzidas, muitas vezes, de forma velada e sistêmica.

Divulgação/Uber

Na segunda fase, uma série de vídeos mostrará, de maneira mais didática, como essas situações são parte do racismo estrutural e porque ter consciência disso é importante para ajudar a mudar essa realidade. Os vídeos serão distribuídos nas próximas semanas dentro do aplicativo da Uber para 23 milhões de pessoas, sendo 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros.

Para Bárbara Galvão, diretora de Diversidade e Inclusão da Uber no Brasil, o alcance da empresa é uma oportunidade para disseminação de conteúdos relevantes para a sociedade. “Embora a Uber seja um aplicativo que está no celular de milhões de brasileiros, nossa operação acontece na rua. Com isso, as pautas complexas da sociedade também estão presentes em nossas operações. Por outro lado, a presença no dia a dia das pessoas nos traz um grande potencial e nos dá a oportunidade de ampliar mensagens de respeito”.

O desenvolvimento do conteúdo educativo foi coordenado pela Promundo, uma ONG focada na igualdade de gêneros e que já trabalhou com instituições como a ONU, o Banco Mundial e a OMS. O trabalho para a criação do conteúdo começou ainda em 2020. A pedido da Uber, a Promundo realizou grupos de discussão com dezenas de usuários, motoristas parceiros e ativistas de diferentes cidades do País e, com isso, conseguiu informações que auxiliaram na elaboração de conteúdos.

Além da Promundo, Celso Athayde, fundador da CUFA, e especialistas da Frente Nacional Antirracista também auxiliaram a empresa para chegar ao formato e abordagem final da campanha. O ID_BR , Instituto Identidades do Brasil, também tornou-se parceiro da Uber este ano e atuará nas demais iniciativas de combate ao racismo.

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