epicb9
Imagem: Sketchfab

Epic Games compra Sketchfab, plataforma de modelagem 3D

Startup é especializada em divulgação, compra e venda de arquivos em 3D

por Matheus Fiore

A Epic Games, a gigante por trás de um dos mais populares jogos do século, “Fortnite”, e dos mecanismos mais requisitados da indústria dos games, o Unreal Engine, acaba de adquirir a startup americana Sketchfab. A empresa é especializada em armazenamento, visualização, compartilhamento, compra e venda de modelos 3D.

“A Sketchfab facilita descobrir, editar, comprar e vender conteúdo em 3D diretamente por seu serviço, e é o lar de mais de 4 milhões de modelos. Sua tecnologia possui integração com toda as principais plataformas e ferramentas de criação de 3D, e é compatível com todos os maiores navegadores e sistemas operacionais, tanto desktop quanto mobile”, diz a Epic no anúncio. “Ao juntar forças, Epic e Sketchfab poderão fazer conteúdos em 3D, realidade aumentada e realidade virtual serem mais acessíveis e desenvolver ecossistemas”, completou.

Não foram revelados detalhes sobre a aquisição, mas é sabido que a Sketchfab vai operar como uma empresa separada. A Epic afirma que todas as integrações com serviços e programas de terceiros continuarão disponíveis. Como lembra o TechCrunch, o negócio dá continuidade a um esforço da Epic Games para adquirir e desenvolver ferramentas de criação populares.

A Epic Games tem tido lucros impressionantes com seus jogos e a expansão de seus domínios parece um caminho natural para a empresa continuar relevante e referencial no mercado dos games. O principal impulsionador desse sucesso, claro, é “Fortnite” – cuja receita chegou a mais de US$ 5,5 bilhões em 2020 –, que nos últimos anos se tornou uma lucrativa plataforma multi-mídia para além dos games.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link