Uber vai começar a testar delivery autônomo em 2022
2021-12-16-image-24
Imagem: Divulgação

Uber vai começar a testar delivery autônomo em 2022

Programa piloto deve começar no primeiro semestre na Califórnia e prevê entregas de kits selecionados em um grupo pequeno de restaurantes

por Pedro Strazza

O Uber vai arriscar algumas fichas no segmento de entregas autônomas. A companhia na última quinta-feira (16) anunciou uma parceria com a Motional – uma parceria da Hyundai com a Aptiv – para viabilizar a modalidade no Uber Eats, com um programa piloto previsto para ser inaugurado em Santa Monica, na Califórnia, no início de 2022.

Enquanto o anúncio oficial garante o investimento na tecnologia autônoma, a Motional escreve ao Engadget que pelo menos a princípio os carros contarão com “motoristas de segurança presentes” e que o cardápio de opções será limitado a uma “seleção de kits em determinados restaurantes”. É a mesma aplicação do programa da Nuro com a 7-Eleven, que também acontece no estado ainda que apenas em uma localidade muito específica no momento.

No mais, tudo está muito incerto sobre como o projeto se dará, especialmente em torno de quais condições climáticas ela se dará ou o número de veículos que a Motional disponibilizará para a iniciativa – o que sugere que a introdução deve rolar mais na reta final do primeiro semestre que no começo de 2022 de fato.

A parceria é mais uma que o Uber firma após vender sua unidade de carros autônomos há dois anos, quando de certa forma admitiu derrota no projeto de viabilizar sozinha este mercado enquanto tocava sua plataforma. Mas enquanto a companhia tem uma parceria com a Waymo em andamento, vale notar que a Motional já tem um acordo similar rolando com a concorrente Lyft, mas que mira o estabelecimento de rotas só a partir de 2023.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link