cover-uber3 (4)

Uber negocia venda de sua unidade de carros autônomos

Acordo marca fim do projeto que ganhou bastante investimento, mas que também trouxe muita dor de cabeça para a empresa

por Soraia Alves

De acordo com o TechCrunch, a Uber está negociando a venda de sua unidade de carros autônomos com a concorrente Aurora Innovation. Se o acordo de fato acontecer, a venda da Uber Advanced Technologies Group (UberATG) marcará o fim de projeto que ganhou bastante investimento, mas que também trouxe muita dor de cabeça para a empresa.

Avaliada no ano passado em US$ 7,25 bilhões, a UberATG foi pensada para criar uma frota de carros autônomos para a empresa. Inicialmente, os veículos operariam com a supervisão humana, tanto para garantir a segurança dos passageiros quanto para coletar informações sobre a experiência dos usuários. Mas, desde que seus carros autônomos entraram no mercado dos Estados Unidos, a empresa enfrentou problemas, incluindo um processo pela morte de uma pedestre atropela por um carro autônomo da Uber, em 2018, no Arizona. O acidente encerrou o programa de testes no Arizona, mas a Uber retomou os testes em Pittsburgh no ano passado.

A UberATG também já esteve envolvida em um processo sobre segredos comerciais com a concorrente Waymo, de propriedade da Alphabet. Além disso, de acordo com o relatório de ganhos mais recente da Uber, o segmento teve um prejuízo líquido de US$ 303 milhões na somatória dos últimos três trimestres.

A Uber ainda não comentou oficialmente a negociação.

Compartilhe: