Novo filme da Pixar, "Red: Crescer É Uma Fera" será lançado direto no Disney+ devido à pandemia
yk7pPA2ndBLPqLv0XpqxsJIXBrx
Imagem: Divulgação

Novo filme da Pixar, “Red: Crescer É Uma Fera” será lançado direto no Disney+ devido à pandemia

Estreia está marcada para 11 de março e marca a terceira ocasião em que uma produção do estúdio deixa de ser lançada nos cinemas

por Pedro Strazza

A Disney anunciou nesta sexta-feira (7) que cancelou o lançamento nos cinemas de “Red: Crescer É Uma Fera”, novo filme da Pixar. Ao invés do circuito, a produção agora está prevista para sair diretamente no Disney+, sem cobranças adicionais dos assinantes, marcando a terceira ocasião consecutiva em que um longa-metragem do estúdio passa pelo processo. O lançamento está marcado para 11 de março.

A razão é mais uma vez a pandemia, em especial o avanço da variante Ômicron nos países – incluindo aí os EUA. À Variety, o presidente de distribuição da companhia Kareem Daniel cita ainda a “recuperação lenta da bilheteria, particularmente de filmes para a família” como motivo para a mudança de planos, comentando que a flexibilidade continua sendo “a alma das decisões de distribuição” da Disney. Não foram dados motivos pelo qual a animação não foi incluída no plano de lançamento do Premier Access como outros projetos de estúdios do conglomerado – incluindo aí “Viúva-Negra”, “Cruella”, “Jungle Cruise” e até a também animação “Raya e o Último Dragão”.

“Red” assim se torna o segundo filme com lançamento marcado para 2022 a sofrer uma mudança de planos por conta da variante Ômicron, ainda que o primeiro a mudar a estreia das telonas para as telinhas. Na segunda-feira (3), a Sony deixou de colocar “Morbius” em cartaz nos cinemas no fim de janeiro para preferir um debute em abril, seguindo o mesmo discurso da Disney de não citar a variante como motivo para a troca.

A situação em relação ao desvinculamento do estúdio à locação dentro da plataforma é uma questão crítica, porém, sobretudo porque denota o tratamento diferenciado da Disney com os projetos da Pixar. Como “Soul” e “Luca”, “Red” é também uma produção original e que não é baseada em nenhuma propriedade intelectual de retorno garantido, além de não ser uma animação da Walt Disney Animation. “Raya” e “Encanto”, enquanto isso, foram lançados nos cinemas com híbrido no Premier Access e respeitando a janela de exclusividade do circuito, respectivamente.

Próximo filme da Pixar e derivado da franquia “Toy Story”, “Lightyear” enquanto isso segue previsto para estrear nos cinemas ao redor do mundo em 16 de junho deste ano.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link