Inhotim estreia podcast que une arte, botânica e ciência

O Instituto Inhotim estreia no próximo dia 27 de janeiro o Inhotim Podcast, projeto que busca pensar as relações com o mundo através de um olhar vindo do instituto. A temporada de estreia chamada “Território Específico” é composta por seis episódios, nos quais o ouvinte percorre os caminhos do instituto entre jardins, obras, plantas e galerias. 

“O podcast entende o Inhotim como parte de um ecossistema muito maior que ele. Como Jardim Botânico, estamos localizados entre o Cerrado e a Mata Atlântica, ou seja, o que acontece nesses biomas, nos afeta diretamente. Como museu, o Inhotim também está inserido em um contexto local e global e dialoga com essas realidades. Em outras palavras, o Inhotim Podcast toma os acervos botânicos e artísticos como ponto de partida e de lá embarca para outras viagens”, explica Lorena Vicini, Gerente de Comunicação do Inhotim e nome à frente da concepção e pesquisa do projeto.

Realizado em parceria com a Rádio Novelo, que assina podcasts como Praia dos Ossos e Foro de Teresina, o programa busca trazer para o ouvinte o estado do espírito que Inhotim propicia aos seu visitantes: ruídos de passos na grama, canto de pássaros e a água correndo compõem a trilha dos episódios junto com depoimento de artistas, funcionários do Inhotim e especialistas nas mais diversas áreas. Cada episódio se dedica a um tema, que parte de um aspecto da experiência no Inhotim, e é construído de forma transversal, conectando o ouvinte a perspectivas diferentes sobre o tema.  

O projeto marca também a estreia no universo de podcasts de Bárbara Colen, atriz mineira com atuação em produções na TV e no cinema nacional como “Bacurau” e “Aquarius”. “Já vinha sentindo uma curiosidade cada vez maior pela voz como instrumento de trabalho, como ponte até o outro. Quando veio o convite do Inhotim para participar do podcast foi como um encontro com meu desejo. Além de trazer relatos de pessoas incríveis, que admiro muito, foi uma forma de ver o Inhotim de uma maneira totalmente nova, expandida”, conta Bárbara. 

Bárbara Colen nos bastidores do Inhotim Podcast. Foto de Rennan Otto

O Inhotim Podcast tem patrocínio do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Fiat, além de realização do Instituto Inhotim, Secretária Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal do Brasil. 

O projeto faz parte do Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio de 2021 e 2022. Inspirada nos estudos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a pesquisa traz o conceito de território a partir de suas diferentes escalas de processos e fronteiras. Segundo a tese defendida por Milton, a existência do território só é dada pela vida que o anima e por suas relações sociais na tentativa de compreender as outras relações que se dão a partir de si.  

Território Específico é desdobrado no Inhotim por meio de uma programação pensada para debater e refletir a função da arte nos territórios a níveis local e global, a relação das instituições com seu entorno e ainda mirar os desdobramentos de um museu e jardim botânico potente como o Inhotim. 

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Nubank celebra marca de 100 milhões de clientes com campanha na Sphere, em Las Vegas

O Nubank alcançou um marco de 100 milhões de clientes ativos em seus mercados operacionais no Brasil, México e Colômbia.…

14 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Burger King enfrenta o ciúme entre irmãos com promoção de Dia das Mães

Neste Dia das Mães, o Burger King do Brasil lança uma campanha bem-humorada que explora o ciúme entre irmãos pela…

2 dias Atrás
  • Negócios
  • Tech

Meta introduz novas ferramentas de IA para publicidade com foco em expandir controle criativo

A Meta anunciou o lançamento de novas ferramentas de inteligência artificial destinadas a auxiliar anunciantes na geração automática de imagens…

2 dias Atrás
  • Inventário

20 ideias de presentes para mães modernas e antenadas

Um guia de última hora para presentear as mães mais descoladas do pedaço e para os mais variados bolsos

2 dias Atrás
  • Criatividade

Coca-Cola encoraja celebrar o momento, mesmo que isso signifique derramar o refrigerante

A Coca-Cola, em parceria com a agência David Miami, revelou uma nova campanha intitulada "Spills". A ideia é celebra os…

2 dias Atrás
  • Criatividade

“Crush”: campanha da Apple comprime toda a criatividade no novo iPad Pro

Apple lançou uma campanha para o novo iPad Pro, anunciando ontem (7) pela empresa. O tablet é considerado o produto…

3 dias Atrás