Clicky

Excesso de mensagens com imagens de "bom dia" faz o Google estudar os hábitos dos indianos
giphy-3

Excesso de mensagens com imagens de “bom dia” faz o Google estudar os hábitos dos indianos

Problema resultou na criação do app "Files Go"

por Soraia Alves

Algo muito incomum estava acontecendo na Índia e o Google resolveu investigar. Os celulares da maioria dos indianos, ou seja, milhares de pessoas, ficavam sem espaço mais rápido do que o considerado normal pela empresa.

Para saber o motivo desse consumo no país, os engenheiros do Google realizaram várias pesquisas e análises, e finalmente descobriram que o problema era causado pelo excesso de imagens armazenadas. Mais especificamente, imagens com mensagens positivas de “bom dia”.

É um costume, ou melhor, tornou-se um costume no país enviar uma foto com mensagem de bom dia para amigos, parentes e colegas de trabalho. A maioria das fotos é acompanhada por textos inspiradores e/ou religiosos, sempre bem positivos e compartilhadas via WhatsApp (igual no grupo da família de todos nós).

Porém, também não podemos esquecer que os smartphones na Índia são de baixo custo e, consequentemente, possuem uma capacidade de armazenamento mais limitada. Resultado: o bug das mensagens motivacionais!

A solução encontrada pelo Google foi criar o Files Go, um aplicativo disponível para Android e que apaga imagens inúteis do celular.

Deu trabalho encontrar um padrão para distinguir as fotos úteis das inúteis, a fim de evitar erros que deletassem fotos importantes dos usuários. Mas, através do uso de Inteligência Artificial, o “bom dia” agora é facilmente detectado e apagado depois de um tempo.

Desde o seu anúncio, o app foi baixado mais de 10 milhões de vezes.

Compartilhe: