Site documenta momento em que páginas importantes da Wikipedia foram editadas

Wikipedia Was Here busca encontrar os usuários responsáveis pelas edições de semântica sutis da enciclopédia e por transformar todo o significado de passagens importantes do site

por Pedro Strazza

Entre os vários atributos exaltados sobre a Wikipedia, um dos de maior destaque sem dúvida é a opção do site em conferir a qualquer um a capacidade de editar onde e quando quiser qualquer uma das páginas da gigantesca enciclopédia online. É uma grande responsabilidade ao qual a ferramenta mantém eterna vigilância sobre, mas ela nem sempre é usada para o bem: por ser tida como uma base de informações muito confiável pelo público, alguns usuários estão sempre editando algumas páginas do site de forma a ajustar narrativas e favorecer pessoas ou organizações em momentos muito específicos e cruciais de tempo, figuras que quase sempre não são os melhores exemplos de cidadania ou mesmo humanidade em nossa sociedade e que podem ser muito beneficiadas de pequenos reparos semânticos em uma das páginas mais pesquisadas do mundo.

É por conta disso que o artista e programador Justin Blinder criou a Wikipedia Was Here, site cuja função é a de justamente apontar o contexto em que certas edições da Wikipedia aconteceram. Além de fazer a geolocalização dos endereços IP responsáveis pelas mudanças pontuais das páginas da ferramenta, o endereço criado por Blinder mostra onde o usuário fez esta edição à partir dos mapas do Google Maps e do Google Street View. Tudo transmitido em tempo real, por meio de metadados dos canais IRC que mostram entre outras coisas onde e quando o artigo foi ajustado.

Em entrevista à Fast Company, Blinder explica que a ideia do projeto surgiu na noite das eleições americanas que consagraram Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos. Atento à Wikipedia, o programador percebeu na época que a página dedicada a Trump na enciclopédia estava passando naquele momento por ajustes de semânticas muito discretos mas deveras espertos, como o caso do áudio onde o futuro chefe de governo se gabava de ter beijado à força e bulinado sem permissão diversas mulheres, que tinha sido ajustado naquele momento de forma a eliminar a palavra “à força” e sugerir que a frase na verdade era sobre como a fama tornava o sexo feminino volátil a estas atividades.

Segundo o autor do projeto, o Wikipedia Was Here é também uma forma de equilibrar a balança e mostrar como essas edições de mais pura semântica estão vinculadas a entidades e pessoas de muito poder. “O que eu comecei a perceber é que os efeitos cumulativos destes ajustes menores pode realmente transformar uma narrativa dominante, especialmente dentro da Wikipedia, e eles meio que acabam passando por debaixo do radar. Estas sutilezas e nuances da linguagem estão sendo usadas como armas… e isto parece ser uma área mais cinzenta que os campos tradicionais” diz Blinder.

Você pode conferir o projeto em pleno funcionamento aqui.

Compartilhe: