China chega à marca de 800 milhões de usuários na internet

Número é quase o dobro da quantidade de usuários no Brasil e nos Estados Unidos somadas

por Matheus Fiore

De acordo com relatório feito pelo governo chinês, a China chegou à incrível marca de 800 milhões de usuários na internet. A título de comparação, o Brasil possui 116 milhões de usuários (de acordo com o IBGE), enquanto os Estados Unidos possuem 300 milhões.

Esse número significa que 57,7% da população chinesa se tornou usuário regular da internet. Além disso, 788 milhões dos usuários acessam a rede por plataformas mobile – ou seja, os acessos via dispositivos móveis equivalem a 98% do total, evidenciando o poder dos smartphones no país. Esse domínio da plataforma mobile é esperado, já que a China é o lar de gigantes tecnológicos como a Xiamoi e a Huawei – essa segunda, por exemplo, recentemente ultrapassou a Apple no número de smartphones vendidos mundialmente.

É interessante notar que, apesar de ser hoje o país com mais pessoas conectadas, a China ainda bloqueia o acesso da população ao Facebook e ao Twitter, as duas principais redes sociais de interatividade do mundo. Cria-se, portanto, uma bolha de isolamento entre os internautas chineses e o resto do mundo.

Apesar do raro contato entre as bolhas, o poder da China na internet já é uma realidade há anos. O AliExpress, por exemplo, é um dos mais populares sites de compras do planeta. Por outro lado, o país vem enfrentando diversos problemas de acessibilidade para os usuários. Recentemente, a Apple chegou a remover 25 mil aplicativos que violavam as leis chinesas.

Compartilhe: