WhatsApp da Índia cria setor de denúncias para combater fake news

Com 200 milhões de usuários em seu território, a Índia é um dos maiores – se não o maior – usuários do WhatsApp. Isso significa, portanto, que o país tem um público enorme que pode ser alvo das fake news. Após limitar mundialmente o encaminhamento de mensagens para combater o compartilhamento em corrente, e criar, na Índia, seu próprio sistema de checagem de fatos, a empresa percebeu que precisava de novas ferramentas de controle de disseminação de informações.

As duas medidas não foram o suficiente para reduzir as fake news, e agora o WhatsApp criou uma ouvidoria para acatar denúncias de notícias falsas. Como informa o Engadget

, a empresa contratou um oficial de reclamações para a Índia, a fim de impedir a disseminação de mensagens falsas, que no país já provocaram até linchamentos.

O WhatsApp direciona os usuários para apresentar reclamações por meio do aplicativo, de um e-mail ou até mesmo escrevendo diretamente para o oficial de reclamações, Komal Lahiri. No começo de 2018, a disseminação de desinformação fez com que conflitos da máfia vitimassem 12 pessoas em menos de um mês. Desde então, o WhatsApp tem feito sua parte para reduzir o compartilhamento das fake news.

Até mesmo anúncios em jornais já foram comprados, a fim de alertar sobre o perigo da disseminação de notícias falsas. Todos os esforços, porém, esbarram na política de privacidade e segurança do WhatsApp, que impede que as mensagens sejam rastreadas. Sem saber a origem das fake news, o máximo que pode ser feito é alertar a população e limitar o compartilhamento delas.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Vans escala Felca para primeira grande campanha e aposta em “ser esquisito” como manifesto

Felca acaba de estrelar sua primeira grande campanha publicitária e o match com a Vans faz sentido. Depois do vídeo…

14 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

GWM lança SUV de sete lugares com mulher imaginando cinco enteados (e acha ótimo por causa do carro)

A GWM escolheu o humor (e um primeiro encontro improvável) para apresentar o Haval H9, seu primeiro SUV nacional de…

15 horas Atrás
  • Criatividade

Lego transforma “Hello”, de Lionel Richie, em hino anti-tela com 220 minifiguras cantando

Lego lançou sua campanha global de Natal com um apelo direto — e melódico — aos pais e crianças que…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

WhatsApp aposta em Fábio Porchat para reforçar papel como parceiro de negócios

O WhatsApp quer expandir seu papel no ecossistema empreendedor brasileiro com a campanha “WhatsApp é Muito + Negócio”. Estrelada por…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Fiat usa IA para criar universos impossíveis na campanha da Toro

A Fiat apresentou sua nova campanha para a Toro, criada pela Leo, em um movimento que mistura cenários gerados por…

2 dias Atrás
  • Criatividade

John Lewis volta às origens com pai e filho que não sabem se falar (mas sabem trocar presentes)

Depois de plantas carnívoras cantando ópera e outras ideias ousadas, a John Lewis volta ao que faz de melhor: contar…

2 dias Atrás