Com 200 milhões de usuários em seu território, a Índia é um dos maiores – se não o maior – usuários do WhatsApp. Isso significa, portanto, que o país tem um público enorme que pode ser alvo das fake news. Após limitar mundialmente o encaminhamento de mensagens para combater o compartilhamento em corrente, e criar, na Índia, seu próprio sistema de checagem de fatos, a empresa percebeu que precisava de novas ferramentas de controle de disseminação de informações.
As duas medidas não foram o suficiente para reduzir as fake news, e agora o WhatsApp criou uma ouvidoria para acatar denúncias de notícias falsas. Como informa o Engadget
, a empresa contratou um oficial de reclamações para a Índia, a fim de impedir a disseminação de mensagens falsas, que no país já provocaram até linchamentos.
O WhatsApp direciona os usuários para apresentar reclamações por meio do aplicativo, de um e-mail ou até mesmo escrevendo diretamente para o oficial de reclamações, Komal Lahiri. No começo de 2018, a disseminação de desinformação fez com que conflitos da máfia vitimassem 12 pessoas em menos de um mês. Desde então, o WhatsApp tem feito sua parte para reduzir o compartilhamento das fake news.
Até mesmo anúncios em jornais já foram comprados, a fim de alertar sobre o perigo da disseminação de notícias falsas. Todos os esforços, porém, esbarram na política de privacidade e segurança do WhatsApp, que impede que as mensagens sejam rastreadas. Sem saber a origem das fake news, o máximo que pode ser feito é alertar a população e limitar o compartilhamento delas.
A PepsiCo anunciou que vai revitalizar o Largo da Batata, em São Paulo, mas a tentativa de renomear o espaço…
O Duolingo acaba de lançar uma campanha que mistura ameaças e humor para incentivar fãs de “Squid Game” (Round 6)…
Michael Bublé lançou recentemente "Maybe This Christmas", um dueto natalino com Carly Pearce que tem uma particularidade: foi gravado inteiramente…
A Apple anunciou nesta terça os vencedores do App Store Awards 2024, elegendo o Kino como melhor app do ano…
A BMW acaba de lançar uma campanha natalina que une nostalgia e futuro. O filme "The Gift", criado pela agência…
O Google divulgou nesta terça sua retrospectiva anual de buscas, revelando que os brasileiros passaram 2024 muito interessados em esportes,…