Mamilos 164 - Os Desafios da Democracia • B9
Logo - Mamilos

Os Desafios da Democracia

Mamilos ##164

Ouvir Os Desafios da Democracia no Spotify
Ouvir Os Desafios da Democracia no Google Podcasts
Ouvir Os Desafios da Democracia no Apple Podcasts
Ouvir Os Desafios da Democracia no Pocket Casts
Capa - Os Desafios da Democracia

Jornalismo de peito aberto

Nos últimos anos, em todos os programas sobre política, o Mamilos pontuou bem o quanto é mais importante é a votação do Legislativo no nosso dia a dia que a eleição para o Palácio do Planalto. Mas quando o circo das eleições se arma, todos os olhares se viram para a disputa presidencial.

Além de explicarmos o que mudou na configuração das eleições deste ano, também vamos discutir o cenário que cerca toda a eleição para presidente da vez. Afinal, se tudo se mantiver igual até o dia da votação, os dois candidatos com as maiores taxas de rejeição devem se confrontar no segundo turno. O clima de ódio é o que tem pautado o debate nestas últimas semanas e, independente de quem for eleito, toda a população deve sair perdendo, já que metade do país não se conformará com o resultado. Este enredo a gente conhece e resulta em instabilidade e no agravamento da crise econômica que está maltratando a população nos últimos anos.

Diante de todo este cenário de revolta, nos vimos diante de um leque de questionamentos. Que imaturidade é esta que nos move enquanto sociedade, que nos impede de lidar com frustrações, de lidar com derrotas, de ver ilegitimidade nas pessoas das quais discordamos? A gente aproveitou estes ganchos também para tratar das forças que usamos quando não aceitamos perder, o que inclui a intolerância, o crescimento do fascismo e o desejo de obliterar todos aqueles se apresentam como obstáculo à nossa visão de mundo.

Para falar de tudo isso, contamos na mesa desta vez com um time de peso, que inclui a presença do psicanalista Christian Dunker, o filósofo Pablo Ortellado e a terapeuta infantil Ana Olmos, além da participação especial do cientista social Cyrus Afshar.

Abre a mente e o coração e taca-lhe o play neste Mamilos!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

www.padrim.com.br/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini

Produção – Maíra Teixeira

Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco

Transcrição dos programas – Lu Machado e Mamilândia

========

CAPA

A capa dessa semana foi feita por Zeca Bral (Colagem digital sobre anúncio de refrigerante inspirada conceitualmente na obra “Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola” (1970), do artista brasileiro Cildo Meireles, concebida durante os anos de chumbo da ditadura militar.)

========

FAROL ACESO

Ana: Série “Merlí”;

Christian: Livro “A Cidade & A Cidade”, filme “Blade Runner 2049” e canção “Universo no Teu Corpo”;

Pablo: Livro “O Falso Cupom” e filme “O Dinheiro”;

Ju: Série sobre política do canal da Jout Jout e artigos e podcasts do Nexo sobre política.