fbpx

Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados

Escafandro #54

Ouvir Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados no Spotify
Ouvir Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados no Google Podcasts
Ouvir Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados no Apple Podcasts
Ouvir Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados no Pocket Casts
Ouvir Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados no Pocket Casts
Ouvir Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados no Pocket Casts
Capa - Fé e tráfico – Capítulo 2: Dos dois lados

No segundo e último episódio da micro série sobre a união entre fé evangélica e tráfico de drogas, voltamos mergulhar nas origens do pentecostalismo que chegou por aqui no começo do século passado. Origens que têm raízes no sul escravagista dos Estados Unidos e que, por isso, carregam consigo um forte componente racista.

Como esse componente sobrevive e se reproduz no Brasil? Como ele se enquadra na lógica mercadológica do neopentecostalismo?  Como ele se alastra por territórios ocupados pelo tráfico de drogas? E como tudo isso alimenta a perseguição a religiões não-evangélicas, em especial aquelas de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé?

Além de buscar respostas para essas questões, voltamos aos morros do Rio de Janeiro para contar a história de alguém que viveu dos dois lados desse mundo. Um pastor evangélico que chegou a ocupar um cargo de chefia no Comando Vermelho.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

– Entrevistados do episódio

Kleber Lucas

Pastor, cantor, compositor, e produtor musical. Teólogo, mestre em história comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando em história pela mesma instituição.

Lívia Reis

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora em Ciências Sociais também pelo PPCIS/UERJ, com período como pesquisadora visitante na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique. Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) e secretaria a revista Religião & Sociedade, do Instituto de Estudos da Religião (ISER).

Magali Cunha

Jornalista e doutora em Ciências da Comunicação. É pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas.

Demétrio Martins

Pastor da Assembleia de Deus, ex-líder do Comando Vermelho.

– Ficha técnica do episódio:

Concepção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini

Pauta e produção   Bruno Bartaquini e Tomás Chiaverini.

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Design das capas: Cláudia Furnari

Trilha incidental: Blue Dots, Stevie B, Kleber Lucas, Mc Bob Rum