Gente Conversa - As novas fronteiras da masculinidade • B9
Logo - Gente

Conversa - As novas fronteiras da masculinidade

Gente #42

Ouvir Conversa - As novas fronteiras da masculinidade no Spotify
Ouvir Conversa - As novas fronteiras da masculinidade no Google Podcasts
Ouvir Conversa - As novas fronteiras da masculinidade no Apple Podcasts
Ouvir Conversa - As novas fronteiras da masculinidade no Pocket Casts
Ouvir Conversa - As novas fronteiras da masculinidade no Pocket Casts
Capa - Conversa - As novas fronteiras da masculinidade

A desconstrução de estereótipos de gênero e o papel do homem contemporâneo

A masculinidade moderna está em constante evolução, refletindo as mudanças sociais e culturais que ocorreram nas últimas décadas. À medida que as sociedades avançam na desconstrução dos estereótipos de gênero, os homens estão navegando por novas fronteiras em busca de uma identidade que seja autêntica e alinhada com os valores contemporâneos.

Uma das áreas em que essas mudanças são mais evidentes é no lar. Muitos homens estão assumindo papéis mais ativos na vida doméstica, quebrando a antiga ideia de que este é um trabalho feminino. Para essas famílias, a equidade na divisão de tarefas tornou-se um objetivo compartilhado e os homens estão se tornando parceiros igualitários em suas relações.

A paternidade é outro aspecto notável da nova masculinidade.

A ideia de que “ser homem” significa apenas ser o provedor financeiro está sendo gradualmente substituída por uma visão mais ampla da paternidade, onde os homens são incentivados a se envolver, nutrir e guiar seus filhos, fortalecendo os laços familiares e preparando as gerações futuras.

Claro, essas mudanças ainda acontecem lentamente. O Brasil segue uma sociedade muito marcada pelo machismo e a misoginia. Também por isso o desenvolvimento de iniciativas que valorizam paternidades ativas e novas formas de masculinidades são mais do que bem-vindas.

Juliana Wallauer conversa sobre como a masculinidade moderna precisa estar cada vez mais baseada na igualdade, no respeito e na autenticidade, um passo positivo em direção a uma sociedade mais justa. Nesse bate-papo estão Franciso Bosco, filósofo e ensaísta, escreveu um livro sobre paternidade no século 21 e é parte do elenco fixo do Papo de Segunda, do GNT; Josimar Silveira (Jones), influenciador e pai de dois filhos, mantém com a mulher o perfil Família Quilombo, no Instagram; Tiago Koch, Idealizador do projeto Homem Paterno, sobre parto e puerpério, e coordenador do projeto “Meninos: sonhando os homens do futuro” e Fábio Simões, publicitário, atual branding advisor,  também foi Head of Branding do NuBank, diretor criativo em agências como FCB Brasil e Saatchi & Saatchi L.A.





Coordenação Geral: Carlos Merigo

Apresentação: Ju Wallauer

Direção Criativa: Alexandre Potascheff

Roteiro: Renan Dissenha Fagundes

Edição: Gabriel Pimentel

Transcrição: Camila Souza

Texto: B9

Imagem: jeffbergen – Getty Images