Mamilos #214 - Improviso: estratégia de sobrevivência • B9
Logo - Mamilos

Improviso: estratégia de sobrevivência

Mamilos ##214

Ouvir Improviso: estratégia de sobrevivência no Spotify
Ouvir Improviso: estratégia de sobrevivência no Google Podcasts
Ouvir Improviso: estratégia de sobrevivência no Apple Podcasts
Ouvir Improviso: estratégia de sobrevivência no Pocket Casts
Capa - Improviso: estratégia de sobrevivência

Jornalismo de peito aberto

O homem pré-histórico só pôde se estabelecer e desenvolver quando observou que a semente que caía no chão virava uma nova planta que dava mais frutos. Com isso, podia plantar e já não precisava abandonar um local pra ter mais comida. Daquele jeito, ele poderia se planejar e, assim, garantir uma tranquilidade maior.

E parece que a gente ficou bem apaixonado com esse negócio de se planejar.

Mas dai chegamos nos dias atuais e o mundo parece mesmo mto diferente do que grande parte das pessoas sonhou. Violência, fome, ódio, dor. Menos espaço, menos tempo livre, menos árvore. Não era nada disso que queríamos. Não era esse amor, esse presidente, esse corpo, essa casa. O plano, definitivamente, não era esse. Mas é nessa realidade que precisamos viver.

Mas olhar pro mundo e jogar com aquilo que se apresenta é difícil numa sociedade que valoriza o planejamento. Improvisar é visto como atitude de quem não soube se preparar. Tudo precisa ser previsto, coberto, pensado. Estar de acordo com o plano é mostrar para os outros que você está no comando da sua vida.

Estar dentro do que se planejou é estar seguro. Acima dos problemas. No controle!

Mas… que controle é esse? Ele existe mesmo? Qual lugar o improviso pode ocupar na nossa vida? Dá pra ser mesmo quando não é?

O programa de hoje é sobre improviso como estratégia de sobrevivência. Vem que, no fundo, nada é como esperado!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

========

BRADESCO

Mamilândia, hoje eu trouxe uma trivia pra vocês! Vocês sabiam que o Bradesco foi o primeiro banco a interagir e tirar dúvidas das pessoas nas redes sociais? Foi lá em 2009! E hoje eles estão em um monte de lugares: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.

A gente sempre fala aqui das campanhas do Bradesco e dá a dica de acompanhá-los e isso não é à toa: as redes deles são bem organizadas, com posts lindos e cheeeias de informações de festivais, eventos e mais um monte de outras iniciativas que o Bradesco apoia.

Pra que você veja mais desse conteúdo, siga o Bradesco na sua rede favorita pra acompanhar tudinho!

========

ALURA

Ó, agora vamos falar de Algoritmo G, a minissérie que você ouviu nas últimas semanas aqui no feed do Mamilos!

Semana passada saiu 4º e último episódio. Ele foi feito em uma parceria muito bacana com o pessoal da Alura. Ela é a maior plataforma de educação tecnológica e inovação, com mais de 800 cursos de diversas áreas de conhecimento.

E hoje, dia 13 de setembro, é o comemorado o Dia do Programador! E para que cada vez mais mulheres possam celebrar essa data e quebrar paradigmas na carreira de desenvolvimento, pra que sejam a regra e não a exceção, o Mamilos e a Alura se uniram para oferecer um desconto beeeem bacana para você mamileira! É só acessar alura.com.br/promocao/mamilos que você já cai na página de descontos.

Vai lá, ouve os 4 episódios lindíssimos que fizemos com a Roberta Arcoverde e aproveita pra conhecer os cursos e planos de estudo da Alura!

========

PONTO DE VIRADA

Mamileiros e mamiletes, a gente tem um convite muito especial pra vocês.

Vem escutar o Ponto de Virada, o mais novo podcast da rede B9, curtinho, 30 minutos, pra caber na sua rotina.

Bia Fiorotto, nossa produtora mais amada, é quem conduz as conversas sobre carreira, misturando o olhar de especialistas com as histórias de pessoas como você, com suas dúvidas, medos e desafios

E o motivo especial desse convite é que nós duas já contamos nossas histórias no Ponto de Virada.

Eu contei como foi mudar de carreira, depois de já ter conquistado o meu espaço, ser respeitada como UX, como diretora de criação e ter a coragem de começar de novo, como criadora de conteúdo. Foi a primeira vez que eu organizei tudo que eu vivi em uma história, e eu amei a sensibilidade e o olhar da Deia pra minha trajetória. Escutem lá é o segundo episódio do Ponto de Virada.

E a Ju contou como foi empreender sem grana e sem muita vocação (risos). Ela abriu o coração e contei os bastidores dessa nossa jornada no B9, os aprendizados, os erros, os medos, e o que fez ela se jogar nessa experiências sem garantias. Vai ouvir, é o quarto episódio do Ponto de Virada!

É isso, puxa o banquinho e vem participar da conversa. Toda segunda-feira um novo episódio no ar. Acesse B9.com.br/pontodevirada pra ver todos os episódios.

Taca-lhe o play nesse podcast!

Ponto de Virada é um oferecimento de Coca-Cola Café, o gás extra do seu dia.

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.
https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Publicação – B9 Company

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Johnny Brito.

========

FAROL ACESO

Cris — Coleção de livros A Revolução das Princesas

Oga — Livro Os Dias Antes de Nenhum, de Ricardo Terto, e palestra de Angela Davis

Marília — Livro Quem Tem Medo do Feminismo Negro, de Djamila Ribeiro, e filme Bacurau

Márcio — Livro O Palhaço e o Psicanalista, curso de improviso Marcio Ballas e Ballascast

Tati — App Cíngulo

Iza — Vídeo Gilberto Gil e Drauzio Varella – Amigos, Sons e Palavras