As conquistas da Lei Maria da Penha

Mamilos #241

Ouvir As conquistas da Lei Maria da Penha no Spotify
Ouvir As conquistas da Lei Maria da Penha no Google Podcasts
Ouvir As conquistas da Lei Maria da Penha no Apple Podcasts
Ouvir As conquistas da Lei Maria da Penha no Pocket Casts
Capa - As conquistas da Lei Maria da Penha

Jornalismo de peito aberto

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975. A data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Para além de um luta por igualdade salarial, é uma mobilização também contra a desigualdade de gênero e a violência. Mais do que um dia de flores e batom, é um marco para promover conversas e reflexões, para mobilizar a sociedade a realizar transformações.

Inspiradas por essas mulheres hoje o Mamilos soma esforços no combate à violência contra mulher. Esse é um tema que vamos trabalhar ao longo de todo ano.

Começamos hoje, celebrando os 14 anos da Lei Maria da Penha. Por que é importante demais lembrar de onde viemos, qual era o cenário, e o que juntas e juntos já construímos. 

Vamos continuar a conversa em diferentes formatos, com diferentes abordagens, vamos falar do ciclo da violência, dos tipos de violência, das mudanças estruturais que precisamos promover para que nenhuma mulher mais seja vítima de violência de gênero. E vamos falar também sobre como as instituições podem nos ajudar nessa batalha: escolas, ONG’s, igrejas, empresas.

Tem muito conteúdo com profundidade e sensibilidade no forno pra vocês. Mas vamos começar pelo começo, hoje vamos dar o primeiro passo com Luiza Trajano, do Magazine Luiza, a promotora de justiça Gabi Manssur e a delegada Renata Cruppi.

Vamos juntas!

Download | iTunes | Android | Feed | Spotify

=====

BRADESCO

Tá chegando o Dia Internacional da Mulher.

8 de março é a data pra gente pensar sobre a história de lutas e conquistas de mulheres que abriram caminhos pras futuras gerações. E com essa data histórica, o Bradesco quer celebrar e promover reflexão sobre o tanto que é importante conhecer e o nosso passado e mostrar que, hoje, mulheres quando unidas e conectadas desafiam o futuro. Lá nos perfis do YouTube, Twitter e Instagram do banco, 4 mulheres que têm trajetórias poderosas contarão a história de uma mulher que as inspiraram a serem que são e a criar um futuro melhor.E pra turma do Linkedin também! Lá, o Bradesco vai contar mais sobre suas ações internas voltadas às mulheres. Ou seja, tá cheio de conteúdo pra refletir sobre inclusão, empoderamento e luta. Corre lá nas redes e confere tudo!

=====

MAGAZINE LUIZA

Nesse episódio falamos muito de passado, presente e sobre reconhecer avanços e celebrá-los. Por isso que o Magazine Luiza está em parceria conosco! 

Para que montássemos, juntas, essa conversa tão sensível. 

Há algum tempo, o Magazine Luiza meteu a colher no combate à violência de gênero, dentro e fora das lojas. E eles já realizaram muito. Desde uma rede de apoio para as milhares de funcionárias da empresa, até um botão de denúncia dentro do aplicativo da loja. Com ele, nós, mulheres, podemos entrar em contato direto com o 180, a Central de Atendimento à Mulher. É um jeito fácil e seguro de tomar uma atitude.

A empresa transformou um ditado machista e covarde – o “em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher” – na hashtag #EuMetoAColherSim”, que virou um símbolo importante do combate à violência contra as mulheres no Brasil. Dê uma olhadinha nas redes sociais por essa tag. Se você quer conhecer essa rede de apoio, ou se mobilizar nessa luta, esse é um bom lugar pra começar!

Se a gente não mete a colher nessa briga, uma hora isso respinga na gente. 

Amanhã, não pode acontecer com você.

=====

PERIFA CONNECTION

Nessa semana quem fala é o Jefferson Barbosa, jornalista que integra o coletivo Voz da Baixada e o Perifa Connection. Ele traz pra gente dicas culturais e chama todo mundo pra se inscrever no canal do YouTube do projeto! Em breve eles terão conteúdo por lá e precisam de 10.000 inscritos para poderem usar os estúdios do YouTube Space no Rio de Janeiro. Então bora se inscrever clicando aqui!

=====

FAROL ACESO

Cris: Fazer um escalda pés

Ju: Livro Circe: Feiticeira. Bruxa. Entre o castigo dos deuses e o amor dos homens.

=====

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter: aqui

=====

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

https://www.catarse.me/mamilos

=====

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini com a Maremoto
Produção – Beatriz Fiorotto
Apoio à pauta – Jaqueline Costa e grande elenco
Capa – Ana Paula Mathias
Publicação – B9 Company
Fotos e vídeos – Jéssica Modono com a Atrás da Moita Filmes