Por que está tudo tão caro?

Mamilos 295

Ouvir Por que está tudo tão caro? no Spotify
Ouvir Por que está tudo tão caro? no Google Podcasts
Ouvir Por que está tudo tão caro? no Apple Podcasts
Ouvir Por que está tudo tão caro? no Pocket Casts
Capa - Por que está tudo tão caro?

Jornalismo de peito aberto

De um ano pra cá, o preço de tudo disparou. Dos itens mais básicos da nossa mesa ao aluguel, está cada vez mais difícil fechar a conta no final do mês. Os postos de trabalho sumiram e o desemprego bateu recorde, derrubando a renda das famílias. Claro, com pandemia e isolamento social, esse efeito já era esperado. Um auxílio emergencial com valor menor, a queda drástica nas doações para causas humanitárias, a vacinação lenta e o número de mortes por covid-19 crescendo, somam-se a uma crise política imprevista tornando a situação brasileira ainda mais complicada. 

Para entender o cenário atual, o que nos trouxe até aqui e o que pode acontecer daqui pra frente, trouxemos o sociólogo Celso Rocha de Barros e o analista de política e economia Bruno Carazza para uma conversa difícil, mas necessária. 
E quem conta pra gente como essa crise vira realidade na ponta, no dia a dia das comunidades, é Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas e líder comunitário na favela de Paraisópolis, em São Paulo.


NOSSO SANGUE

É provável que você já tenha dito, ou ouvido, frases como: “mulher menstruada não pode arrumar a cama porque quem deitar ficará doente”; que conheça o significado de expressões como “tô de chico” e até já tenha pensado, involuntariamente, que uma mulher, quando está nervosa ou expressa emoções mais intensas, deve estar “naqueles dias”. Mas já se perguntou de onde vem tanto sentimento negativo acerca da menstruação? Será que menstruar precisa sempre estar associado à sujeira ou à vergonha, como um ato que deve ser escondido? O que será que tem de preconceito, e o que tem de verdade nessa conversa? E quais são as outras formas de lidar com a menstruação?

Nosso Sangue é uma série documental em 4 episódios, criada pelo Mamilos com apoio da Sempre Livre, para mergulhar fundo e trazer um pouco mais de embasamento e novas perspectivas para lidarmos com a menstruação em todas as esferas da vida.

E como conversa boa não perde importância, decidimos dar um feed separado à essa minissérie. Fica muito mais fácil de encontrar e se (re)conectar com esse conteúdo! Pra ouvir, é só digitar “Nosso Sangue” na sua plataforma de podcasts preferida. Te esperamos por lá!


FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

. Instagram: aqui

. LinkedIn: aqui

. Youtube: aqui


O Mamilos é uma produção do B9
 

Apresentação: Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação Geral: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Produção: Beatriz Souza com apoio de Beatriz Fiorotto
Pauta e pesquisa: Hiago Vinícius e Jaqueline Costa
Edição: Mariana Leão com trilhas de Angie Lopez
Identidade Visual: Helô D’Angelo 
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza e Lucas de Brito e Beatriz Fiorotto
Atendimento e Comercialização: Rachel Casmala, Camila Mazza e Telma Zennaro