Jornalismo de peito aberto
Por meio da Lei 12.519 de 2003 instituiu-se 20 de Novembro o Dia da Consciência Negra no Brasil. Nessa data é feriado em 1047 das 5570 cidades brasileiras. Muitos municípios alegam questões econômicas para não declarar feriado, como Porto Alegre esse ano. De qualquer maneira, todos os anos vem a tona a discussão sobre a necessidade e importância dessa data. De um lado pessoas que reivindicam o dia como momento em que a sociedade brasileira deveria refletir sobre o que é negro no Brasil e reverenciar Zumbi dos Palmares, do outro pessoas que acreditam que a data é segregacionista e desnecessária.
Entender porque um dia para se refletir sobre a luta e resistência negra passa necessariamente pela história. O Brasil tem 516 anos dos quais 350 foram vividos com a prática da escravidão, ha 128 anos a abolição aconteceu. Fomos o país que mais recebeu negros escravizados, mais de 5 milhões de pessoas, e também o último país no mundo a abolir a escravidão. Estima-se que mais de 150 milhões de pessoas viveram e morreram como escravas no país. Pessoas negras que perderam suas famílias, patrimônio, nome, dignidade, história e vida.
Compreender o que aconteceu desde então nos mostra nossa realidade atual. Esse é o objetivo do Mamilos hoje, ouvir e aprender com pessoas negras sobre a sua história e debater os caminhos para onde esse aprendizado pode nos levar. Tudo isso na companhia da voz poderosa, aveludada, calma e segura de Oga Mendonça e com a presença da força da natureza que é Xênia França.
Taca-lhe o play nesse Mamilos!
Download | iTunes | Android | Feed
TRANSCRIÇÃO
Você pode ler o conteúdo desse programa na íntegra aqui
FALE CONOSCO
. Email: [email protected]
. Facebook: aqui
. Twitter e Periscope: aqui
. Pinterest: aqui
. Instagram: aqui
PATREON
Contribua com esse projeto
CAPA
A capa dessa edição foi um presente do artista Emerson Dias.
SOM DO MAMILOS
Envie indicação de artistas brasileiros que deixam suas músicas disponíveis na internet para: [email protected]
Trilha sonora desta edição –
EQUIPE MAMILOS
Edição e Som do Mamilos – Caio Corraini
Redes sociais – Luanda Gurgel, Guilherme Yano e Luiza Soares
Apoio a pauta – Taty Araujo e Jaqueline Costa
Transcrição dos programas – Lu Machado
LINKS
Acesse a pauta completa aqui.
========
FAROL ACESO
Ju – Filme A Chegada e Calendário do Advento
Cris -Livros Americanah da Chimamanda Adiche e Torne-se Negro da Neuza Santos Souza
Oga – Série sobre a diáspora negra Strolling, Gibi Hip Hop Genealogy, Canal Afros & Afins,
Xênia – Documentário O Poder do Machado de Xangô, Documentário Candomblé a Cidade das Mulheres e documentário A mãe de Jorge.